HOME > Brasil

Pesquisa mostra machismo e preconceito entre jovens

Brasileiros de 18 a 29 anos ainda têm conceitos machistas em relação à sexualidade; um em cada quatro jovens concorda que a mulher que se veste de maneira insinuante não pode reclamar caso sofra violência sexual; é o que revela uma pesquisa encomendada pelo Instituto Caixa Seguros, com a colaboração do Ministério da Saúde e Organização Pan Americana de Saúde

Brasileiros de 18 a 29 anos ainda têm conceitos machistas em relação à sexualidade; um em cada quatro jovens concorda que a mulher que se veste de maneira insinuante não pode reclamar caso sofra violência sexual; é o que revela uma pesquisa encomendada pelo Instituto Caixa Seguros, com a colaboração do Ministério da Saúde e Organização Pan Americana de Saúde (Foto: Leonardo Lucena)

247 - Os jovens brasileiros de 18 a 29 anos ainda têm conceitos machistas em relação à sexualidade. Um em cada quatro jovens concorda que a mulher que se veste de maneira insinuante não pode reclamar caso sofra violência sexual.

É o que revela a pesquisa "Atitude e tolerância: o que os jovens pensam sobre sexualidade", encomendada pelo Instituto Caixa Seguros, com a colaboração do Departamento de DST/aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde e da Organização Pan Americana de Saúde (Opas).

De acordo com o levantamento, quase 40% dos jovens concordam, total ou parcialmente, que o homem precisa mais de sexo do que a mulher. O estudo mostrou, ainda, o preconceito em relação à orientação sexual. Quase 50% dos jovens disseram que se incomodariam caso descobrisse que o irmão é gay ou a irmã, lésbica.

As perguntas dividiram-se em três temas: educação sexual, equidade de gênero e tolerância à diversidade. A pesquisa ouviu 1.208 jovens, entre 18 e 29 anos, em 15 estados e no Distrito Federal.

Confira aqui a íntegra da pesquisa.