CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Planalto elabora dossiê para forçar saída de Mandetta

Grupo formado por militares e membros da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), vem se dedicando a encontrar possíveis irregularidades em contratos firmados pelo Ministério da Saúde com empresas prestadoras de serviço

Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (Foto: REUTERS/Adriano Machado)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A crise interna no governo Jair Bolsonaro sobre a condução do enfrentamento à pandemia do novo coronavírus e que deve levar á demissão do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, levou um grupo de servidores a atuar na elaboração de um dossiê contra o chefe da pasta. Segundo reportagem da revista Veja, um grupo destacado pelo Comitê de Crise para tratar da pandemia, formado por militares e membros da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), vem se dedicando à busca de possíveis irregularidades em contratos firmados recente pelo Ministério da Saúde com empresas prestadoras de serviço. 

Os alvos centrais da investigação, segundo a reportagem, seriam dois ex-deputados do DEM que centralizariam os contratos de compras firmados pelo ministério. Os ex-parlamentares são correligionários e amigos próximos de Mandetta. Oficialmente, porém, a análise dos contratos busca verificar se eles estão sintonizados com as estratégias de combate à pandemia. Os nomes visados são o de José Carlos Aleluia e Abelardo Lupion, que atuam como assessores do ministro. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Os agentes apuram informações sobre pagamentos suspeitos, contratos que foram firmados com empresas que não existem ou só existem no papel, liberação de recursos para prefeituras e cobrança de comissões”, ressalta a reportagem. Algumas das suspeitas já vinham sendo investigadas desde ano passado, mas foram reforçadas após Mandetta se desentender publicamente com Jair Bolsonaro sobre o enfrentamento da pandemia. O material, ainda conforme a reportagem, deverá ser usado pelo Planalto para forçar Mandetta a pedir demissão.

“A ação para desconstruir a imagem de Mandetta é mais ampla. Além de suspeitas de irregularidades no ministério, o governo pretende apresentar o ministro como um gestor incompetente. Para isso, o grupo de inteligência do Planalto está reavaliando tudo o que o ministério tem feito até agora para combater a pandemia”, destaca o texto. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO