“Ponto para diplomacia do Brasil”, avalia Marcelo Zero sobre conversa entre Lula e Putin

“Caso queira se apresentar como mediador, Lula tem de manter uma posição de estrita neutralidade", avaliou o sociólogo

Marcelo Zero, Luiz Inácio lula da Silva e Vladimir Putin
Marcelo Zero, Luiz Inácio lula da Silva e Vladimir Putin (Foto: Reprodução | Reuters)


247 - O sociólogo Marcelo Zero, especialista em relações internacionais, avaliou como positiva para a diplomacia brasileira a conversa telefônica entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente russo, Vladimir Putin, nessa sexta-feira (26). 

Segundo Zero, a decisão de Lula de não aceitar convite de Putin para ir à Rússia para participar, em junho, do Foro Econômico de São Petersburgo era “perfeitamente previsível”. “Caso queira se apresentar como mediador, Lula tem de manter uma posição de estrita neutralidade. Não deve visitar nem a Rússia nem a Ucrânia, enquanto as posições de ambos os países se mantiverem rigidamente intocadas”, afirmou Zero.

A reação da Rússia à iniciativa brasileira pelo fim do conflito na Ucrânia mostra avanços na diplomacia do Itamaraty. “O Kremlin afirmou, após a conversa telefônica entre Lula e Putin, que a Rússia está aberta ao diálogo pela paz proposto pelo presidente brasileiro. Ponto para a diplomacia do Brasil”, afirmou.

O presidente russo, Vladimir Putin, interrompeu reunião com a organização de empresários russa Delovaya Rossiya para conversar com o presidente Lula. "Foi uma conversa com o presidente do Brasil e com autorização dele quero transmitir a todos os participantes de nossa reunião de hoje, e também a toda a comunidade empresarial da Rússia, os melhores votos, os votos de êxito e prosperidade nos negócios", disse Vladimir Putin em uma reunião com a organização de empresários russa que ele interrompeu por causa de uma chamada internacional.

Durante a conversa telefônica, os dois líderes discutiram o potencial de cooperação econômica entre ambos os países. O Brasil é um dos principais parceiros comerciais e econômicos da Rússia na América Latina, e o potencial de interação é muito bom, devido a dificuldades nas transações o volume de negócios "caiu apenas um pouco", a situação será corrigida, afirmou Vladimir Putin. "O potencial é bom. Acho que vamos corrigir a situação como fazemos com outros países, com outras regiões do mundo. E aqui a solução é simples – é a transição para pagamentos em moedas nacionais", acrescentou.

Por sua vez, o presidente Lula informou que durante a conversa telefônica de hoje com Putin ele confirmou sua prontidão para manter um diálogo com Moscou e Kiev para buscar a paz. (*Com Sputnik Brasil)

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Ao vivo na TV 247

Cortes 247