CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Presidente da CPI do MST, Zucco recebeu R$ 60 mil de sócio de homem que teve fazenda ocupada

José Renan Toniazzo, dono da Fazenda Palermo, tem negócios com Celso Rigo, financiador do deputado bolsonarista

Jair Bolsonaro e deputado Tenente Coronel Zucco (Foto: Reprodução/Facebook)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Brasil de Fato - Odeputado Tenente Coronel Zucco (Republicanos), que propôs e preside a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST) no Congresso, recebeu dinheiro para financiamento de campanha do empresário Celso Rigo, proprietário da marca de arroz Prato Fino. As relações entre eles, porém, podem ir além. Um dos principais sócios de Rigo, José Renan Toniazzo, é proprietário de área que já foi ocupada pelo MST.

 Conhecida como Fazenda Palermo, a área fica no município gaúcho de São Borja e está em disputa desde 2001, quando foi declarada de interesse social para desapropriação pelo governo do Rio Grande do Sul, na época chefiado por Olívio Dutra (PT).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 A fazenda foi ocupada por diversas vezes pelo movimento. Três dessas ocupações aconteceram no ano de 2006. Há registro de ocupações também em 2011 e 2013, sempre na intenção de pressionar o governo e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) a assentar famílias de trabalhadores rurais.

 A fazenda foi adquirida por Toniazzo para criação de cabeças de gado. Em 2011, enquanto solicitava à Justiça a reintegração de posse (que viria a acontecer), ele afirmou que cerca de 2 mil cabeças eram criadas no local.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 Bem mais antiga é a parceria entre Toniazzo e Celso Rigo, pessoa física que mais doou para a campanha de Zucco nas últimas eleições, quando ele se tornou o deputado federal mais votado do Rio Grande do Sul (o montante doado foi de R$ 60 mil). Eles trabalham juntos desde 1975.

 Reportagem do jornal Zero Hora que contou de maneira lúdica a vida de Rigo citou episódio daquele ano, quando ele convidou Toniazzo para ser seu sócio na Pirahy Alimentos, empresa que hoje produz o arroz Prato Fino. "Na época, eu ainda não tinha 18 anos e o Celso pediu liberação a meus pais para que pudesse trabalhar", contou Toniazzo ao jornal, que não deixou claras as origens da parceria.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Outro lado - O Brasil de Fato acionou a assessoria de imprensa do deputado Tenente Coronel Zucco para comentar as relações com José Renan Toniazzo. Segundo a assessoria, o deputado informou que não conhece o empresário José Renan Toniazzo.

 "O deputado não é um parlamentar com origem no agronegócio. Foi o mais votado em 2018 para deputado estadual e o mais votado para deputado federal em 2022 pelo voto de opinião. Recebeu recursos de médicos, empresários, de diversos setores. E tudo devidamente registrado na Justiça Eleitoral. Somente isso", complementou a assessoria de Zucco em comunicado por escrito.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO