HOME > Brasil

Pressionado, Mendonça troca secretário de Educação Tecnológica

Sob críticas de reitores dos institutos federais, o ministro da Educação, Mendonça Filho, demitiu o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcos Antônio Viegas Filho; a principal queixa dos institutos é sobre a da falta de interlocução com o ministério. Além disso, criticam a paralisia do Pronatec e a decisão do ministro Mendonça Filho de romper parceria com o Sistema S

Sob críticas de reitores dos institutos federais, o ministro da Educação, Mendonça Filho, demitiu o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcos Antônio Viegas Filho; a principal queixa dos institutos é sobre a da falta de interlocução com o ministério. Além disso, criticam a paralisia do Pronatec e a decisão do ministro Mendonça Filho de romper parceria com o Sistema S (Foto: Gisele Federicce)

247 - O ministro da Educação, Mendonça Filho, fez nesta terça-feira 4 a primeira troca no segundo escalão da pasta. Pressionado por reitores dos institutos federais, o ministro demitiu o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcos Antônio Viegas Filho.

A principal queixa dos institutos é sobre a da falta de interlocução com o ministério. Além disso, criticam a paralisia do Pronatec e a decisão do ministro Mendonça Filho de romper parceria com o Sistema S, que permitiria a abertura de 1,4 milhão de novas vagas no Programa já no segundo semestre 2016.

Nenhum profissional da rede federal de educação profissional e tecnológica aceitou ocupar o cargo de Viegas Filho, candidato derrotado a vereador de Recife pelo Democratas, mesmo partido do ministro, em 2012. Assume a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação a também pernambucana Eline Neves Braga Nascimento.

Eline é a terceira pernambucana a ocupar o alto escalão do MEC, já apelidado em Brasília de "República de Pernambuco" ou "Pernambutério". Conterrâneos do ministro também dominam os principais cargos de assessoramento da pasta.