Probabilidade de Lula vencer no primeiro turno é de 64%, diz especialista em estatística

Segundo o pesquisador, o cálculo é "baseado em pesquisas já divulgadas e em um modelo estatístico de previsão"

www.brasil247.com - Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva 27/09/2022
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva 27/09/2022 (Foto: REUTERS/Carla Carniel)


247 - O pesquisador Leo Bastos, do Programa de Computação Científica (PROCC) da FioCruz, desenvolveu um modelo estatístico para prever a possibilidade de vitória do ex-presidente Lula (PT) no primeiro turno das eleições deste ano, cujo resultado deu uma chance de 64,1%.

Segundo o estudioso, que tem PhD em Estatística pela Universidade de Sheffield (Inglaterra), o cálculo é "baseado em pesquisas já divulgadas e em um modelo estatístico de previsão."

"De forma bem resumida, os dados sugerem uma chance de pouco mais que 60% do Lula ganhar logo no primeiro turno. Isso se nada mudar muito até domingo e a distribuição de votos de quem se abster não for muito diferente do perfil dos eleitores", explicou Bastos nos comentários de sua publicação.

O pesquisador ressalta, no entanto, que uma das limitações de seu modelo é não considerar as abstenções: "É um modelo bem simples, na verdade. Tem algumas limitações e não incluir a abstenção é uma delas. Pois isso aumentaria a incerteza e se der para descrever o perfil de quem se abstém e em quem eles votariam iria deslocar para as densidade para algum dos lados."

Modelo estatístico prevê vitória de Lula no primeiro turno
Modelo estatístico prevê vitória de Lula no primeiro turno(Photo: Reprodução / @leosbastos (Twitter))Reprodução / @leosbastos (Twitter)

Você pode ver o modelo completo, a descrição do método e as suas limitações clicando aqui

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Cortes 247

WhatsApp Facebook Twitter Email