PT: Sigmaringa vive na luta do povo pela Justiça e pela Democracia

O PT divulgou nesta terça-feira, 25, nota lamentando a morte do ex-deputado Sigmaringa Seixas. Em texto assinado pela presidente nacional da sigla, senadora Gleisi Hoffmann, o PT diz que Sigmaringa foi "um dos heróis da luta pela democracia e pela construção de um Brasil mais solidário"; "Sigmaringa vive, na luta do povo pela Justiça e pela Democracia", diz a nota 

PT: Sigmaringa vive na luta do povo pela Justiça e pela Democracia
PT: Sigmaringa vive na luta do povo pela Justiça e pela Democracia

247 - O PT divulgou nesta terça-feira, 25, nota lamentando a morte do ex-deputado Sigmaringa Seixas. Em texto assinado pela presidente nacional da sigla, senadora Gleisi Hoffmann, o PT diz que Sigmaringa foi "um dos heróis da luta pela democracia e pela construção de um Brasil mais solidário". 

"O companheiro Sig nos deixa hoje, mas seu exemplo de amor à Justiça e à dignidade dos seres humanos ficará para sempre, contrastando com este momento em que o exercício do direito encontra-se interditado no país por uma corrente de ódio e perseguição política, contra a qual Sig sempre se posicionou com altivez e coragem. Sigmaringa vive, na luta do povo pela Justiça e pela Democracia", diz a nota. 

Leia, abaixo, a nota do PT na íntegra:

Luiz Carlos Sigmaringa Seixas foi um dos heróis da resistência à ditadura, da luta pela democracia e pela construção de um Brasil melhor e mais solidário, no qual a verdadeira Justiça estivesse ao alcance de todo cidadão ou cidadã. Construiu amizades e dialogou com adversários sem jamais abrir mão de suas convicções e sua dignidade.

Durante a ditadura, teve a coragem de defender ativistas sindicais e presos políticos, com generosidade e desprendimento. Foi um dos principais responsáveis pela denúncia, com documentos oficiais, da prática da tortura no Brasil, num tempo em que isso significava risco de vida para si, seus colaboradores, amigos e familiares.

Eleito deputado constituinte em 1986, pelo antigo PMDB, votou pelas causas populares; transitou pelo PSDB e veio a integrar o PT, sempre com a intenção de construir um país melhor e mais justo. Sig, como era carinhosamente chamado, conquistou respeito e admiração no mundo político e nos tribunais por sua firmeza de convicções, conhecimentos jurídicos e capacidade de diálogo.

Sem jamais ter almejado cargos que faria por merecer no Executivo ou no Judiciário, foi um grande construtor de avanços políticos e institucionais nessas duas esferas. Fez ao longo da vida uma legião de admiradores e amigos, dentre os quais o ex-presidente Lula, de quem foi advogado e companheiro das horas mais difíceis, inclusive no momento da prisão injusta e arbitrária em 7 de abril.

O companheiro Sig nos deixa hoje, mas seu exemplo de amor à Justiça e à dignidade dos seres humanos ficará para sempre, contrastando com este momento em que o exercício do direito encontra-se interditado no país por uma corrente de ódio e perseguição política, contra a qual Sig sempre se posicionou com altivez e coragem.

Sigmaringa vive, na luta do povo pela Justiça e pela Democracia.

Toda nossa solidariedade à família e aos incontáveis amigos deste herói da democracia brasileira.

Gleisi Hoffmann
Presidenta do PT

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247