Ala do PT vê "fortes indícios" de motivação política em ataque no Rio que matou irmão de Sâmia Bomfim
Partido também clamou por medidas de proteção para os deputados Sâmia Bomfim e Glauber Braga
247 - A madrugada de quinta-feira (5) na Barra da Tijuca foi marcada por um trágico evento que tem repercutido nas esferas políticas e sociais do país. Três médicos foram brutalmente executados em um quiosque na Avenida Lúcio Costa. Dentre as vítimas estava Diego Ralf Bomfim, irmão da deputada federal Sâmia Bomfim e cunhado do deputado federal Glauber Braga. A cena, registrada por câmeras de segurança, capturou o momento em que atiradores armados desceram de um veículo e dispararam contra os médicos.
A Articulação de Esquerda do PT emitiu uma nota oficial. A sigla manifestou profunda solidariedade aos familiares e amigos das vítimas e propôs a federalização imediata das investigações. A nota sugere que o crime pode ter motivações políticas com intenções de intimidar os parlamentares federais. Também clamou por medidas de proteção para os deputados Sâmia Bomfim e Glauber Braga.
Além disso, a nota ressalta: "O episódio – assim como o resultado da recente eleição dos conselhos tutelares – demonstra que a extrema direita segue viva, atuando e assassinando." Eles pedem medidas imediatas, incluindo a criação do Ministério da Segurança Pública.
Por sua vez, a Comissão Executiva Nacional do PT também expressou sua indignação diante do crime. Em nota, o PT oferece sua solidariedade à deputada Sâmia Bonfim e ao deputado Glauber Braga, e a todos os familiares e amigos das vítimas. A legenda enfatiza a importância do acompanhamento do caso pela Polícia Federal, seguindo determinação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.
Nota da Articulação de Esquerda sobre os assassinatos
Na madrugada desta quinta-feira, 5 de outubro de 2023, ocorreu mais uma chacina no Rio de Janeiro. As vítimas foram três médicos. Um dos médicos assassinados chama-se Diego Ralf Bomfim, irmão da deputada federal Sâmia Bomfim e cunhado do também deputado federal Glauber Braga.
Manifestamos nossa solidariedade aos familiares e amigos dos três médicos assassinados. Propomos a federalização imediata das investigações, uma vez que há fortes indícios de que a execução tem motivos políticos, entre os quais intimidar dois parlamentares federais. E exigimos que a Mesa da Câmara dos Deputados adote medidas imediatas de proteção a Sâmia e Glauber, ambas parlamentares do PSOL.
De resto, o episódio – assim como o resultado da recente eleição dos conselhos tutelares – demonstra que a extrema direita segue viva, atuando e assassinando. Ainda não viramos a página do golpe, ainda não viramos a página do bolsonarismo. Medidas imediatas são necessárias, entre as quais a criação do Ministério da Segurança Pública.
A direção nacional da tendencia petista Articulação de Esquerda
5 de outubro de 2023
Nota da Executiva Nacional sobre os assassinatos
O Partido dos Trabalhadores recebe com indignação a notícia da execução dos médicos Diego Ralf Bomfim, Marcos de Andrade Corsato e Perseu Ribeiro Almeida na madrugada desta quinta-feira (5), na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Toda nossa solidariedade à deputada federal Sâmia Bonfim, irmã de Diego Ralf, ao deputado federal Glauber Braga e aos demais familiares e amigos das vítimas dessa inaceitável chacina.
É importante que a Polícia Federal acompanhe o caso, como já foi determinado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.
Comissão Executiva Nacional do PT
