HOME > Brasil

Quase-embaixador nos EUA, Eduardo Bolsonaro não sabe quem é Henry Kissinger

Questionado pela revista Piauí sobre o que pensa de Henry Kissinger – o secretário de Estado que ganhou o Nobel da Paz pela negociação do fim da Guerra do Vietnã e teve papel ativo na repressão a opositores das ditaduras na América do Sul, Eduardo toma um gole d’água, olha para o assessor ao lado e responde: "Não conheço"

Quase-embaixador nos EUA, Eduardo Bolsonaro não sabe quem é Henry Kissinger

247 - Cogitado pelo pai, Jair Bolsonaro, para o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos em um plano depois abortado, o deputado Eduardo Bolsonaro deu mais uma prova de incapacidade para o cargo. 

Em declaração à jornalista Thais Bilenky para a revista Piauí deste mês, Eduardo Bolsonaro disse que seus ídolos na política externa eram Jared Kushner, genro do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e os senadores republicanos Ted Cruz e Marco Rubio.

“Indagado sobre o que pensa de Henry Kissinger –o poderoso secretário de Estado que ganhou o Nobel da Paz pela negociação do fim da Guerra do Vietnã e teve papel ativo na repressão a opositores das ditaduras na América do Sul–, Eduardo toma um gole d’água, olha para o assessor ao lado e responde: ‘Não conheço'”, diz a reportagem. 

Henry Kissinger foi conselheiro de relações exteriores dos presidentes Eisenhower a Gerald Ford, sendo Secretário de Estado dos Estados Unidos, conselheiro político e confidente de Richard Nixon.  Henry Kissinger esteve envolvido em uma intensa atividade diplomática com a República Popular da China, o Vietnã, a União Soviética e a África. É apontado como um dos mentores da chamada Operação Condor, para a América do Sul, além de ter dado apoio ao regime da ditadura militar argentina.