HOME > Brasil

Racismo estrutural: analfabetismo entre negros é quase o triplo que entre brancos

Segundo o levantamento da Pnad, a taxa de analfabetismo entre pretos ou pardos no Brasil é quase três vezes maior do que o percentual observado entre brancos

Racismo estrutural: analfabetismo entre negros é quase o triplo que entre brancos (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

247 - A Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) Contínua Educação 2019, divulgada nesta quarta-feira (15) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), constatou o quanto o Brasil ainda é atrasado no quesito igualdade racial.

Segundo o levantamento, a taxa de analfabetismo entre pretos ou pardos no Brasil é quase três vezes maior do que o percentual observado entre brancos.

Os dados apresentados na pesquisa refletem na opinião pública a respeito das ações afirmativas. Pesquisa da Vox Populi divulgada nesta terça-feira (14) indicou que 62% dos entrevistados consideram que “existe um racismo muito forte no país” e 31% acham que há um racismo moderado. Para 6% dos entrevistados, não existe racismo de qualquer espécie no Brasil. 

De acordo com o levantamento, 60% dos entrevistados são favoráveis ao recurso social da lei de cotas raciais para negros