Relator quer mais sessões para a Ação Penal 470
"É impossível reduzir mais. Já reduzi demais. Na condição de relator, não posso omitir as informações importantes do voto", disse Joaquim Barbosa ao fim da sessão desta segunda-feira do julgamento do 'mensalão'
247 - Preocupado com o andamento do julgamento da Ação Penal 470, o relator Joaquim Barbosa sugeriu a realização de mais sessões extras para julgar o processo. O Supremo Tribunal Federal já vem realizando uma sessão semanal extra, às tardes de segunda-feira, para tratar do chamado 'mensalão', mas, pela demora em avançar, Barbosa demonstrou preocupação.
"Peço que reexaminemos a sequência dessa ação penal. Nós encerraremos o terceiro item nesta semana e acho que talvez fosse conveniente fazer sessões extras exclusivamente para o julgamento, do contrário entraremos no mês de outubro e aí por diante", disse Barbosa, que levou toda a sessão desta segunda-feira para apresentar seu voto sobre o item 4 da denúncia.
"Tento terminar o voto em tempo mais curto, mas já reduzi demais, é impossível. Na condição de relator tenho de descrever todos os fatos", justificou-se. O presidente da Corte, Carlos Ayres Britto, e o ministro Marco Aurélio Mello concordaram com a avaliação de Barbosa sobre a lentidão do processo e defenderam que os outros ministros apresentem votos mais curtos. Mas o debate não foi além disso, pelo menos durante a sessão.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: