HOME > Brasil

Responsável por 'revolução silenciosa' no País, programa Bolsa Família completa 17 anos

Ex-ministra de Desenvolvimento Social Tereza Campello celebra a data e faz um alerta: "No aniversário de criação do Programa, dia 20 de outubro, o alerta é para que a sociedade defenda o Bolsa Família como um bem comum e uma conquista do povo brasileiro"

Cartão Bolsa Família (Foto: Reprodução)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O Bolsa Família, programa de transferência de renda criado em 2003, no primeiro governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, completa 17 anos nesta terça-feira (20). Premiado internacionalmente, o Bolsa Família é destinado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza.

Ao celebrar a data, a ex-ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome Tereza Campello afirmou que o Bolsa Família foi responsável por uma "revolução silenciosa" no Brasil. 

"São milhões de crianças e adolescentes que passaram a ser acompanhados e protegidos pelo Estado ao ter direitos básicos garantidos, como alimentação, medicamentos, material escolar, roupas, calçados e, sim, oportunidade e dignidade", diz Campello. 

Leia, abaixo, a nota de Tereza Campello na íntegra:

Bolsa Família 17 anos | 20 de outubro de 2020

O programa Bolsa Família nasce do sonho de um Brasil com mais justiça social. Com um desenho que transfere complementação de renda, todos os meses, diretamente para as famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza, condicionada à frequência escolar e acompanhamento da saúde de crianças, gestantes e nutrizes, o Bolsa Família é responsável por uma revolução silenciosa no Brasil. 

Há 17 anos o programa vem transformando a vida de milhões de pessoas. Os impactos positivos do Bolsa Família atravessam gerações e, como previsto em sua criação, rompe "com o ciclo intergeracional da pobreza”. São milhões de crianças e adolescentes que passaram a ser acompanhados e protegidos pelo Estado ao ter direitos básicos garantidos, como alimentação, medicamentos, material escolar, roupas, calçados e, sim, oportunidade e dignidade. 

Outra dimensão do Bolsa Família é o seu valor enquanto tecnologia social brasileira, que inspira países em todo o mundo, pela sua eficiência.

Hoje o Bolsa Família está sob risco no governo Bolsonaro, que ensaia sua extinção ao propor substituí-lo por uma nova iniciativa que ameaça o que o programa tem de mais valioso: garantir o acesso dos mais pobres a direitos básicos. No aniversário de criação do Programa, dia 20 de outubro, o alerta é para que a sociedade defenda o Bolsa Família como um bem comum e uma conquista do povo brasileiro. 

#bolsafamíliaédopovo

#eudefendobolsafamilia

#bolsafamíliasalvavidas

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: