"Rio é ótimo exemplo", diz 'politicão' americano

Republicano John Boehner, que subiu ao mirante do Vidigal, presidente da Cmara dos Representantes dos Estados Unidos; terceiro na linha sucessria do pas; ele liderou comitiva de deputados americanos com secretrio Beltrame como cicerone; "Viemos para ver como o Rio est modernizando sua sociedade e sua cidade", disse

"Rio é ótimo exemplo", diz 'politicão' americano
"Rio é ótimo exemplo", diz 'politicão' americano (Foto: FABIO MOTTA/AGÊNCIA ESTADO)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Depois de ouvir uma explicação do secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, sobre o "conceito muito pedagógico de cidade partida", o presidente da Câmara de Representantes dos EUA, John Boehner, visitou o famoso Mirante do "Arvrão", no topo do Morro do Vidigal, na zona sul do Rio. O efetivo policial na favela, ocupada junto com a Rocinha no fim de 2011, foi reforçado. A presença de soldados armados com fuzis era ostensiva.

"O que está acontecendo no Rio - que está passando, assim como o Brasil, por um grande progresso - é um ótimo exemplo de ação a ser tomada para unir uma sociedade", disse Boehner, que liderava uma comitiva de parlamentares norte-americanos. O deputado acrescentou que um dos objetivos da visita era conhecer "bairros onde nem todos vão". "Viemos para ver como o Rio está modernizando sua sociedade e sua cidade".

Segundo Beltrame, a instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no Vidigal vai ocorrer até o fim do mês. "Era fundamental mostrar esse contraste que infelizmente existe no Rio entre a favela e o asfalto", disse o secretário. "Para quem não é do Rio, é muito difícil ver essa situação (no Vidigal) a metros do metro quadrado mais caro do País e quem sabe do mundo (referindo-se ao Leblon). A gente precisa contextualizar. É um processo histórico no qual a desordem foi se acumulando", acrescentou Beltrame. Após a visita à favela, Boehner foi recebido pelo governador Sérgio Cabral (PMDB) em almoço no Palácio Laranjeiras. Eles não deram entrevista depois do encontro.

 

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email