CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Roberto Schwarz: neoatraso bolsonarista repete clima de 1964

O crítico literário afirmou comparou a chegada de Bolsonaro a poder com o golpe militar de 64, nos quais, segundo ele, o apelo à modernização da economia se combina a pautas arcaicas

(Foto: Reprodução/YouTube)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O crítico literário Roberto Schwarz falou à Folha sobre as semelhnaças entre o governo Bolsonaro e o golpe militar de 1964. Para ele, as duas ocasiões são marcadas pela combinação entre o apelo à modernização da economia e pautas arcaicas.

Autor da obra "Cultura e Política, 1964 - 1969 - Alguns Esquemas", publicado enquanto o escritor estava em exílio em Paris, Schwarz analisou o crescimento da extrema-direita no Brasil.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Roberto Schwarz disse que os governo militares brasileiros eram "pró-americanos e antipopulares, mas modernos". Este modernismo, entretanto, se juntava ao atraso da "ideologia burguesa mais antiga, e obsoleta, centrada no indivíduo, na unidade familiar e em suas tradições".

"Há bastante em comum entre a vitória eleitoral de Bolsonaro, em 2018, e o golpe de 1964. Nos dois casos, um programa francamente pró-capital mobilizou, para viabilizar-se, o fundo regressivo da sociedade. AO dar protagonismo político, a título de compensação, aos sentimentos antimodernos de parte da população, os mentores do capital fizeram um cálculo cínico e arriscado, que não é novo", disse o crítico.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO