HOME > Brasil

Rosane diz que Collor sofreu impeachment "por muito menos"

Ex-primeira-dama fala do processo que resultou na saída de Fernando Collor da presidência da República, em 1992, comparando com o cenário atual vivido pela presidente Dilma Rousseff; "Por muito menos o meu ex-marido saiu da Presidência. Não estou tirando a culpa de ninguém, nem dizendo que ele era inocente ou culpado. Não é que ele não mereceu passar pelo processo de impeachment. Acho que ele foi condenado antes de ser julgado", disse Rosane Malta

Ex-primeira-dama fala do processo que resultou na saída de Fernando Collor da presidência da República, em 1992, comparando com o cenário atual vivido pela presidente Dilma Rousseff; "Por muito menos o meu ex-marido saiu da Presidência. Não estou tirando a culpa de ninguém, nem dizendo que ele era inocente ou culpado. Não é que ele não mereceu passar pelo processo de impeachment. Acho que ele foi condenado antes de ser julgado", disse Rosane Malta (Foto: José Barbacena)

247 - A ex-primeira-dama Rosane Malta (Collor) afirmou em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo que "por muito menos" o então presidente da República, Fernando Collor, sofreu o processo de impeachment e depois renunciou ao cargo. Ela afirma que não votou na presidente Dilma Rousseff e que a petista não cumpriu promessas que fez durante a campanha eleitoral.

"Por muito menos o meu ex-marido saiu da Presidência. Não estou tirando a culpa de ninguém, nem dizendo que ele era inocente ou culpado. Mas as leis têm que funcionar para qualquer pessoa, independentemente de quem seja. Da mesma forma que o ex-presidente Fernando Collor foi julgado, sofreu o processo de impeachment e acabou renunciando, acredito que a Dilma tem que passar por todo esse processo".

Ela afirma que o processo contra Collor foi resultado da pressão popular. "Temos que ter justiça. Da mesma forma que o ex-presidente Fernando Collor foi julgado, sofreu o processo de impeachment e acabou renunciando, acredito que a Dilma tem que passar por todo esse processo. Por que Collor foi condenado naquela época? Porque o povo quis, o povo foi às ruas, a grande maioria do Congresso quis, o Senado quis. É a voz do povo".

Rosane ainda sinaliza que o ex-presidente Collor foi injustiçado. "Não é que ele não mereceu passar pelo processo de impeachment. Acho que ele foi condenado antes de ser julgado. Os outros presidentes, FHC e Lula, passaram por um processo, foram julgados e depois não houve condenação. No caso do Fernando, ele foi obrigado a renunciar, senão ele seria trucidado. Ele não teve alternativa. Se a Justiça depois viu que ele era inocente, é outra história".