CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Rosinha bate o pé e fica na Prefeitura de Campos

Ex-governadora obteve liminar no TRE e permanece no cargo de prefeita por mais 30 dias, at o julgamento do mrito de sua cassao, determinada na quarta-feira 28; ufa!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247, com Correio do Estado - O Tribunal Regional Eleitoral confirmou que a prefeita de Campos Rosinha Garotinho vai permanecer na prefeitura da cidade, no Norte Fluminense. De acordo com o TRE, a prefeita cassada entrou com um pedido de liminar, concedido na tarde da sexta-feira 30.

De acordo com o tribunal, Rosinha permanece no cargo até o julgamento do mérito, que deve ser feito em até 30 dias pelo desembargador Sérgio Schwaitzer.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Rosinha, Anthony Garotinho, o vice-prefeito Francisco Arthur de Souza Oliveira, além de três radialistas foram condenados por abuso de poder econômico e uso indevido de meios de comunicação. Todos estão inelegíveis, segundo a decisão de quarta-feira (28).

A Justiça Eleitoral em Campos havia determinado que o presidente da Câmara dos Vereadores, Nelson Nahim, assumisse a prefeitura. A juíza Gracia Cristina Moreira do Rosário, da 100ª Zona Eleitoral de Campos, enviou no início da noite de quinta-feira (29) um documento esclarecendo a cassação da prefeita Rosinha Garotinho e determinando a posse do presidente da Câmara em até 24 horas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A prefeitura de Campos confirmou que o presidente da Câmara de Vereadores tomou posse nesta sexta-feira, mas, em seguida, renunciou e passou o cargo ao vereador Rogério Matoso, vice-presidente da Câmara. Minutos depois, ainda de acordo com a prefeitura, a Câmara foi comunicada da decisão do TRE, mantendo a prefeita no cargo. Houve tumulto no local, mas não houve feridos e a confusão foi controlada.

Ainda na quarta, o ex-governador Anthony Garotinho negou as acusações e disse que a decisão da juíza foi arbitrária.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Manhã

A notícia da possibilidade de Nelson Nahim reassumir a prefeitura de Campos não alterou a rotina da Câmara de Vereadores. A reportagem tentou entrar em contato com Nahin, mas ele não foi encontrado no local.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na prefeitura, o expediente nas repartições e os serviços ao público também foram normais. Mas o pátio continuou ocupado por centenas de manifestantes. Desde a noite de quarta-feira (28), eles montaram tendas e barracas na garagem do prédio, logo após a decisão da Justiça Eleitoral sobre a cassação de Rosinha Garotinho.

Protesto fecha a BR-101

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Durante a madrugada de quinta-feira (29), manifestantes fecharam os dois sentidos da BR-101, na altura de Ururaí, em Campos, para protestar contra a saída da prefeita. Eles colocaram fogo em pneus, galhos de árvores e camas. A manifestação durou cerca de três horas e a Polícia Rodoviária Federal foi chamada.

Viaturas policiais que traziam oficiais do Rio ficaram impedidas de passar e um policial chegou a atirar para o alto para conter os manifestantes. No fim da madrugada, os bombeiros apagaram as chamas e o trânsito foi liberado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Leia baixo, noticiário de 247 publicado ontem sobre a situação em Campos:

247 – Terra originriamentel de indígenas, Campos dos Goytacazes está mesmo em pé de guerra. Ou, ao menos, está politicamente revirada. Cunhado da prefeita cassada Rosinha Garotinha e irmão do ex-governador e deputado Anthony Garotinho, o presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Nelson Nahin Matheus de Oliveira (PR) se recusou, na prática, na tarde de hoje, a tomar posse na Prefeitura. Em cerimônia na Câmara, ele renunciou logo após receber o cargo. De maneira supreendente, Nahin passou o cargo para o vice-presidente da órgão, Rogério Matoso (PPS), que faz oposição ao casal Garotinho. A manobra despertou uma grande confusão entre correligionários e opositores da prefeita, cassada dois dias antes, pela Justiça eleitoral local, sob acusação de abuso de poder econômico nas eleições de 2008. Nahin era o primeiro na linha sucessória, mas recusou o poder. Os motivos ainda não estão claros.

Em seu blog, que poucas vezes antes esteve tão movimentado, o deputado Garotinho registrou a cena: "Mais de mil pessoas que acompanhavam a sessão se revoltaram com a atitude de Nahim e iniciou-se o 'quebra-quebra' que continua até agora. Fala-se até em feridos", informou Garotinho, referindo-se ao seu próprio irmão.

Segundo a imprensa local, vereadores governistas liderados pelo Deputado Federal Anthony Garotinho tentavam encontrar um meio de impedir a posse do presidente da Câmara Municipal, Nelson Nahin, deixando o clima tenso nos bastidores da casa.

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO