Sakamoto: TSE usa fake news para anunciar combate às fake news

jornalista Leonardo Sakamoto destaca que o ministro Luiz Fux, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), "decidiu abrir procedimento junto ao Ministério Público Eleitoral para verificar a possível ocorrência de irregularidades apontadas em estudos da Fundação Getúlio Vargas e da Universidade de São Paulo sobre notícias falsas, inclusive com a utilização de robôs. O objetivo é evitar influências indevidas nas eleições de outubro", O detalhe, segundo Sakamoto, é que "o estudo supracitado é, em si, uma notícia falsa"; "Se até o órgão que afirma estar dedicado a combater notícias falsas nas eleições cai em uma notícia falsa, o que dirá do restante dos brasileiros?", questiona.

Sakamoto: TSE usa fake news para anunciar combate às fake news
Sakamoto: TSE usa fake news para anunciar combate às fake news (Foto: Nelson Jr./SCO/STF )

247 - O jornalista Leonardo Sakamoto destaca que o ministro Luiz Fux, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), "decidiu abrir procedimento junto ao Ministério Público Eleitoral para verificar a possível ocorrência de irregularidades apontadas em estudos da Fundação Getúlio Vargas e da Universidade de São Paulo sobre notícias falsas, inclusive com a utilização de robôs. O objetivo é evitar influências indevidas nas eleições de outubro." O detalhe, segundo Sakamoto, é que "o estudo supracitado é, em si, uma notícia falsa".

"''Esse suposto estudo não passa de um grande mal-entendido'', afirma Pablo Ortellado, professor de Políticas Públicas na Universidade de São Paulo e coordenador do Monitor do Debate Político no Meio Digital da mesma instituição. ''Ele nasceu de um despretencioso post de Facebook da Associação dos Especialistas em Políticas Públicas que listou alguns sites, a partir da longa lista de sites que monitoramos, que escondiam seus responsáveis.'' A relação sugeria que esconder o responsável pelo site era um indício de que ele distribuía notícias falsas",ressalta Sakamoto.

"Se até o órgão que afirma estar dedicado a combater notícias falsas nas eleições cai em uma notícia falsa, o que dirá do restante dos brasileiros?", questiona.

Leia a íntegra no Blog do Sakamoto.

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247