HOME > Brasil

Salles usa foto do Greenpeace da Espanha para insinuar ligação com óleo nas praias do Nordeste

A foto usada na postagem do ministro Ricardo Salles para supostamente ligar o Greenpeace ao crime ambiental que mancha as praias do Nordeste com óleo já foi utilizada, por exemplo, em um artigo de 2018 do próprio Greenpeace da Espanha

Salles usa foto do Greenpeace da Espanha para insinuar ligação com óleo nas praias do Nordeste

247 -  Depois do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, insinuar que o Greenpeace – uma das maiores ONGs mundiais que atuam na defesa do meio ambiente – pode estar envolvida no desastre ambiental que mancha as praias do Nordeste com óleo, verificou que Salles usou em sua postagem uma imagem do navio da organização, o Esperanza, da Espanha.

“Tem umas coincidências na vida né… Parece que o navio do #greenpixe estava justamente navegando em águas internacionais, em frente ao litoral brasileiro bem na época do derramamento de óleo venezuelano…”, escreveu ele, com a hashtag que ironiza a ONG, com a imagem anexada. 

De acordo com o jornal Metrópoles, a foto já foi utilizada, por exemplo, em um artigo de 2018 do próprio Greenpeace da Espanha. "No site do Greenpeace espanhol, a foto apareceu em 2017. Uma busca no Yandex, outro site de busca de imagens, também traz como resultado um artigo de 2016 com a mesma foto usada pelo ministro", destaca a reportagem.

A afirmação de Salles aconteceu em menos de 24 horas após fazer uso de rede nacional para acusar sem provas que a Venezuela estaria por trás do derramamento de óleo que já polui mais de 200 localidades litorâneas do Nordeste.