CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Sâmia Bonfim recorre ao STF para suspender tramitação da PEC da Anistia

Deputada argumenta inconstitucionalidade da proposta que livra partidos de punições por falhas na prestação de contas eleitorais e por descumprirem as cotas raciais e de gênero

Sâmia Bonfim (Foto: GILMAR FELIX)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A deputada Sâmia Bomfim, do PSOL-SP, planeja acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) com o intuito de suspender, de forma liminar, a tramitação da PEC da Anistia. A proposta tem o objetivo de isentar os partidos de punições decorrentes de falhas na prestação de contas eleitorais e no cumprimento das cotas de gênero e raça. 

A deputada pretende ingressar com um mandado de segurança para impedir que a matéria seja mantida antes que seu mérito seja julgado pela Corte, caso a PEC seja homologada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), cuja sessão está em andamento, revela reportagem de O Globo. É esperado que a proposta avance, contando com o apoio tanto do governo quanto da oposição.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No mandado de segurança, Sâmia argumenta a inconstitucionalidade material da proposta, destacando a sub-representação de mulheres e negros na política, especialmente no Congresso, o que fere o princípio da igualdade. Segundo o documento, “ao pretender anistiar os partidos que desrespeitaram essas imposições de igualdade política definidas, a PEC nº 9, de 2023, frustra essa confiança legítima em mulheres e pessoas negras nos atos estatais editados com o propósito republicano e democrático de inseri-los na arena política”.

O texto da PEC estabelece um marco temporal para a aplicação de débitos às legendas, o que as livraria de devolver milhões de reais aos cofres públicos. Além disso, a proposta abre brechas para o retorno do financiamento empresarial, o que aumenta ainda mais a discussão em torno do tema.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO