Seca no sul do País afeta mais de 650 mil pessoas

No Rio Grande do Sul, 47 municpios j decretarem estado de emergncia; em Santa Catarina, mais de 130 cidades esto no foco da estiagem e entre eles 44 cidades tambm decretaram situao de emergncia

Seca no sul do País afeta mais de 650 mil pessoas
Seca no sul do País afeta mais de 650 mil pessoas (Foto: ROBERTO WITTER/AGÊNCIA ESTADO)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Mais de 650 mil pessoas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina já foram afetados pela estiagem que atinge a região desde dezembro do ano passado, segundo dados da Defesa Civil de cada estado.

No Rio Grande do Sul, 47 municípios já decretarem estado de emergência e o número de vítimas da estiagem chega a 282.861. Outros 28 municípios já entregaram à Defesa Civil a Notificação Preliminar de Ocorrência (Nopred).

Em Santa Catarina, mais de 130 municípios estão no foco da estiagem e entre eles 44 cidades decretaram situação de emergência e 375.246 pessoas foram afetadas pela falta de chuvas. No Paraná, sete municípios já mandaram a Nopred, mas por enquanto nenhuma decretou o estado de emergência. Segundo a Defesa Civil, a seca prejudica principalmente a agricultura da região e ainda não há número de moradores afetados.

Ajuda

Para ajudar os moradores atingidos em Santa Catarina, o governador em exercício Eduardo Pinho Moreira, definiu ontem, medidas emergenciais de auxílio. "Inicialmente, precisamos garantir o fornecimento de água às pessoas e animais, por isso vamos viabilizar recursos para que as prefeituras efetuem o transporte até as regiões críticas", destaca o governador.

Aos agricultores, a solução imediata é disponibilizar os laudos periciais para que estes reivindiquem o seguro das lavouras junto às instituições financeiras, já que a perda é inevitável.

Amanhã, o governador em exercício segue para o Oeste do Estado para levar solidariedade e soluções emergenciais neste primeiro momento. O problema da seca na região oeste de Santa Catarina teve início em novembro de 2011 e deve normalizar somente a partir de março, segundo previsão da Epagri-Ciram.

 

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email