Sem volta das coligações, Senado aprova em 2º turno PEC da reforma eleitoral

O trecho que previa o retorno das coligações partidárias, aprovado pela Câmara, foi retirado pelos senadores após sugestão da relatora, Simone Tebet (MDB-MS)

Plenário do Senado Federal
Plenário do Senado Federal (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)
Siga o Brasil 247 no Google News

247 - O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (22), em dois turnos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma eleitoral. No primeiro turno, o projeto foi aprovado por 70 votos a 3. No segundo, por 66 votos a 3. 

O Senado recebeu a PEC após a aprovação da Câmara dos Deputados, dada em agosto. A Câmara, no entanto, previa a volta das coligações partidárias nas eleições proporcionais (para escolha de vereadores e deputados), trecho que foi retirado pelos senadores após sugestão da relatora, Simone Tebet (MDB-MS).

O texto aprovado pelo Senado mantém o chamado "peso dois", que será usado para o cálculo de distribuição dos fundos partidário e eleitoral às siglas até 2030, aos votos dados a mulheres e negros para a Câmara.

PUBLICIDADE

Além disso, o Senado também aprovou a mudança na data da posse de presidente e governadores a partir de 2026 - 5 de janeiro e 6 de janeiro, respectivamente.

Os pontos da PEC aprovados nas duas casas legislativas ainda devem ser promulgados pelo Congresso Nacional.

PUBLICIDADE

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

PUBLICIDADE

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

PUBLICIDADE

Cortes 247

PUBLICIDADE
WhatsApp Facebook Twitter Email