CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

STF segura divulgação de documentos secretos

H quatro anos, uma ao da OAB que contesta o sigilo dos arquivos de interesse histrico est parada no Supremo, com a ministra Ellen Gracie

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O Supremo Tribunal Federal (STF) tem desde 2007 uma ação protocolada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que pretende discutir o sigilo permanente de documentos públicos de interesse histórico. Atualmente o processo está nas mãos da ministra Ellen Gracie e, desde 2008, aguarda liberação para ser debatida pelo tribunal. A ação questiona artigos de duas leis que regulamentam esse tipo de documentos sigilosos. Elas também regulam os prazos para que as informações contidas nesses materiais venham a público. Ainda segundo essa legislação, o sigilo pode ser prorrogado indefinidamente desde que a Comissão de Averiguação e Análise de Informações Sigilosas considere isso necessário. Os critérios para essa decisão vão de ameaça à soberania nacional, à integridade territorial do País ou à preservação de relações internacionais.

O então procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza já se manifestou favorável à iniciativa da OAB. A manutenção desses documentos em arquivos públicos fechados aos cidadãos violaria, em sua visão, uma série de direitos coletivos e individuais, tais como direito à intimidade, à verdade familiar e à pesquisa histórica.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO