HOME > Brasil

TCU vai analisar participação de Bolsonaro em manipulação de verbas destinadas à comunicação

Bolsonaro poderia estar envolvido no escândalo da manipulação de recursos públicos para a contratação de serviços de mídia. O Tribunal de Contas da União quer verificar se estão sendo usadas verbas oficiais para privilegiar determinados veículos de comunicação em detrimento de outros

TCU vai analisar participação de Bolsonaro em manipulação de verbas destinadas à comunicação (Foto: ADRIANO MACHADO - REUTERS)

247 - O TCU (Tribunal de Contas da União) vai analisar na prestação de contas de Jair Bolsonaro a aplicação de recursos públicos na área de comunicação social.

A jornalista Mônica Bergamo informa em sua coluna que o órgão quer "verificar se dinheiro público está sendo usado para manietar veículos, com impactos na liberdade de imprensa".

A suspeita é que Bolsonaro está envolvido na manipulação de verbas de comunicação. 

Segundo relatórios do TCU, a TV Record  recebeu um percentual maior de verbas de publicidade no ano passado, enquanto os recursos da TV Globo dimuíram. A Record é alinhada com Bolsonaro desde a campanha eleitoral de 2018 e apoia ostensivamente o governo. 

O Secretário de Comunicação da Presidência da República, Fabio Wajngarten, está sendo investigado por favorecer na distribuição de verbas públicas clientes de sua empresa particular de publicidade.