HOME > Brasil

Temer quer acelerar impeachment de Dilma

Em reunião nesta terça (24) entre o presidente da República interino, Michel Temer, e seis deputados federais discutiu-se a possibilidade de uma conversa com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, sobre o prazo de conclusão do processo de impeachment de Dilma Rousseff; houve uma avaliação geral de que a demora na conclusão do processo pelo Senado atrapalha muito a gestão de Temer; segundo os deputados, um emissário de Temer, do governo ou do Congresso, deve procurar Lewandowski para discutir o cronograma de desfecho do impeachment

Em reunião nesta terça (24) entre o presidente da República interino, Michel Temer, e seis deputados federais discutiu-se a possibilidade de uma conversa com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, sobre o prazo de conclusão do processo de impeachment de Dilma Rousseff; houve uma avaliação geral de que a demora na conclusão do processo pelo Senado atrapalha muito a gestão de Temer; segundo os deputados, um emissário de Temer, do governo ou do Congresso, deve procurar Lewandowski para discutir o cronograma de desfecho do impeachment (Foto: Valter Lima)
Selo Fonte Preferida no Google do Brasil 247

247 - Em reunião nesta terça-feira (24) entre o presidente da República interino, Michel Temer, e seis deputados federais discutiu-se a possibilidade de uma conversa com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, sobre o prazo de conclusão do processo de impeachment de Dilma Rousseff.

O encontro ocorreu no Palácio do Planalto e reuniu o líder do governo na Câmara, André Moura (PSC-SE), e os deputados Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), Rogério Rosso (PSD-DF), Paulo Pereira da Silva (SD-SP), Jovair Arantes (PTB-GO) e Antonio Imbassahy (PSDB-BA). Houve uma avaliação geral de que a demora na conclusão do processo pelo Senado atrapalha muito a gestão de Temer.

Por dois motivos. A interinidade, e não a titularidade, lhe tira poder político em um momento que precisa se firmar e aprovar medidas impopulares, além de dar margem a eventuais movimentos para a volta de Dilma, como o iniciado com a queda de Romero Jucá do Planejamento.

Segundo os deputados ouvidos pela Folha, um emissário de Temer, do governo ou do Congresso, deve procurar Lewandowski para discutir o cronograma de desfecho do impeachment.

Há no grupo que se reuniu com o presidente quem defenda a aceleração da tramitação no Senado. A expectativa até agora é a de um desfecho até setembro. Como presidente do STF, Lewandowski comanda essa fase de tramitação do impeachment, em que Dilma está sendo processada no Senado.