TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Tijolaço: a queima de livros do nazismo já dá sinais de fumaça aqui

      Jornalista Fernando Brito, do Tijolaço, lembra a destruição de livros sobre direitos humanos na UnB; "Bücherverbrennung é o 'palavrão' em alemão para designar os vários festivais de queima de livros durante o período nazista. Ainda não chegamos lá, mas a escalada é apavorante"

      Tijolaço: a queima de livros do nazismo já dá sinais de fumaça aqui (Foto: Dir.: arquivo pessoa (divulgação))
      Leonardo Lucena avatar
      Conteúdo postado por:

      Por Fernando Brito, do Tijolaço - Bücherverbrennung é o "palavrão" em alemão para designar os vários festivais de queima de livros durante o período nazista.

      Ainda não chegamos lá, mas a escalada é apavorante.

      Um general da turma de Jair Bolsonaro quer eliminar – sim, é este o verbo que usou – livros "que não tragam a verdade sobre 64". É, por ironia, o responsável pelas políticas de educação, ciência e tecnologia.

      Depois, um colégio da Zona Sul carioca tirou das leituras dos seus alunos o livro "Meninos Sem Pátria", sobre a vida de crianças que tiveram de sair do país com os pais exilados pelo regime militar.

      A seguir, dois energúmenos arrancam uma placa de homenagem à memória da assassinada Marielle Franco e o próprio filho do candidato justifica o vandalismo dizendo que restauraram apenas o "Marechal Floriano" que dá nome à praça.

      Agora, são livros sobre o tema "Direitos Humanos" que são rasgados na Universidade de Brasília.

      É o caso de perguntar aos militares onde anda aquela frase que se usava nas propagandas da Biblioteca Central do Exército: "um país se faz com homens e livros".

      Serão só os que sobrarem de ir para a fogueira, do Bücherverbrennung?

      E quando forem seres humanos que forem queimados em praça pública?

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247