Tijolaço: "jotabesses" se apresentam. Temer comemora
Para o editor do Tijolaço, Fernando Brito, a prisão de Joesley Batista e Ricardo Saud, não traz nada de novo ao triste filme da política brasileira; "A primeira cena é o "picadinho de Janot", que dividirá espaços com o depoimento de Lula a Sérgio Moro, na terça; na quarta, O STF julgará o pedido de suspeição Rodrigo Janot, que terá a quinta e a sexta para apresentar a segunda denúncia contra Temer; "E Joesley e Ricardo Saud?Ah, estes ficam na geladeira, esperando que aprendam a dizer direito as palavras mágicas: Lula e Dilma. Elas são o "Abre-te Sésamo" das cadeias brasileiras", destaca Brito
Fernando Brito, no Tijolaço - Com Joesley Batista e Ricardo Saud na cadeia e suspenso o acordo de delação premiada da JBS, o roteiro do filme é, em boa parte, previsível.
A primeira cena é o "picadinho de Janot", ao longo da semana, dividindo espaços com o depoimento de Lula a Sérgio Moro, na terça.
A foto com o advogado de Batista – que contratou outro para acompanha-lo à PF, depois da publicação da imagem – é o tempero que faltava. É legal, claro, mas parece agredir os "estatutos da gafieira" em que estamos metidos.
Quarta, o espetáculo é no STF, quando será julgado o pedido de impedimento do Procurador Geral da República para apresentar denúncias contra Temer no caso JBS e Gilmar Mendes, melhor do que faria o advogado de Temer, vai sapatear sobre Janot e Fachin, inclusive invocando o "eu não disse" de um mês atrás quando dos questionamentos à homologação monocrática e meramente burocrática dos acordos.
Poupado com a clemência do STF de uma desmoralização a dois dias úteis do final de seu mandato, Janot terá a quinta e a sexta para apresentar a segunda denúncia contra Temer.
A menos que venha algum fato novo de depoimentos de Rocha Loures e Geddel Vieira Lima que tenham escapado do vazadouro, será chocha.
No final de semana, o necrológio inglório.
Paradoxalmente, porém, a desmoralização de Janot ajuda sua sucessora, Raquel Dodge, a restabelecer algum grau de serenidade de discrição à atuação do Ministério Público, se for esta a sua orientação.
E Joesley e Ricardo Saud?
Ah, estes ficam na geladeira, esperando que aprendam a dizer direito as palavras mágicas: Lula e Dilma.
Elas são o "Abre-te Sésamo" das cadeias brasileiras.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: