HOME > Brasil

TSE deve concluir intervenção política para tirar Lula da eleição

O jornalista Kennedy Alencar afirma em artigo que "todo o processo jurídico que envolveu a condenação do ex-presidente Lula no caso do apartamento no Guarujá deixou o fator jurídico em segundo plano" afirmando que "prevaleu o fator político a fim de que o Judiciário fizesse uma interferência política para tirar Lula da eleição presidencial"

TSE deve concluir intervenção política para tirar Lula da eleição

Por Kennedy Alencar, em seu blog  - Todo o processo jurídico que envolveu a condenação do ex-presidente Lula no caso do apartamento no Guarujá deixou o fator jurídico em segundo plano. Prevaleu o fator político a fim de que o Judiciário fizesse uma interferência política para tirar Lula da eleição presidencial.

Mais uma vez, a Justiça é célere para prejudicar Lula. Quando se trata de eventualmente favorecê-lo, age de forma lenta em relação ao ritmo de trabalho nos tribunais e também obedece a manobras no que se refere à pauta, como aconteceu no STF sob Cármen Lúcia.

Será importante ver os argumentos que os ministros do TSE apresentarão em resposta à decisão liminar do Comitê de Direitos Humanos da ONU que diz que o Brasil deveria permitir a candidatura de Lula até que tenham sido esgotados todos os recursos judiciais envolvendo a condenação do ex-presidente, que está preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

Mas, se a Justiça decidir tirar Lula do páreo ou impedir a participação dele na propaganda eleitoral, haverá benefício para a estratégia do PT. Razão: o partido terá de apressar o Plano B, o ex-prefeito Fernando Haddad. O ex-prefeito está pronto para assumir a cabeça de chapa assim que a Justiça concluir sua interferência no processo político-eleitoral afastando Lula da corrida presidencial.

Leia a íntegra do artigo