HOME > Brasil

USP cai para o terceiro lugar no ranking das universidades

Mais um resultado negativo para a USP em um ranking classificatório; na recém-divulgada edição do RUF (Ranking Universitário Folha), a Universidade de São Paulo amarga um terceiro lugar, na lista encabeçada pela UFRJ; neste ano, a USP já havia perdido a liderança de melhor da América Latina para a Unicamp no prestigioso ranking THE (Times Higher Education)

usp (Foto: Giuliana Miranda)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A USP é a universidade do país que mais pede patentes, mais produz artigos científicos e mais recebe citações dos trabalhos que publica. Mesmo assim, vem caindo nos rankings de desempenho.

No ranking da Folha, divulgado nesta segunda, assume a 3ª posição.

A maior universidade pública brasileira em número de estudantes perde pontos no indicador de ensino do RUF que, ao lado de pesquisa, internacionalização, inovação e mercado, integra a fórmula de avaliação.

A instituição zera em um componente do RUF voltado ao desempenho estudantil. As notas médias dos alunos nos últimos três Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) representam 2% do valor que cada escola recebe no ranking. Como quem estuda na USP não faz o exame, a universidade não recebe pontos nesse quesito.

Se tivesse a mesma nota média da Unicamp no exame, a USP teria cerca de 1,50 ponto a mais na sua nota final –o suficiente para encabeçar o ranking. Para se ter uma ideia, o que separa a USP da líder, a UFRJ, é 0,18 ponto.

Em outras listagens de universidades, porém, a USP tem perdido posições. Desde 2016, está classificada no grupo 251º-300º do ranking global de universidades THE. Neste ano, perdeu a liderança para a Unicamp na lista de latino-americanas do THE.

As informações são de reportagem de Sabine Righetti na Folha de S.Paulo.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: