HOME > Brasil

“Valdemar vai reclamar, e com razão”

Frase é do relator Joaquim Barbosa, em referência ao voto de Ricardo Lewandowski sobre o réu do PR (ex-PL), Valdemar Costa Neto; ministro revisor defende que os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro são "dois atos diferentes"

“Valdemar vai reclamar, e com razão” (Foto: Edição/247)

247 – O ministro revisor da Ação Penal 470, Joaquim Barbosa, interrompeu nesta segunda-feira o voto de Ricardo Lewandowski quando este analisava a participação do deputado e ex-presidente do PR (ex-PL) Valdemar Costa Neto. O revisor acredita que os crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva "tratam-se de dois atos diferentes" – o recebimento de  verba do Banco Rural e da empresa Garanhuns.

"Eu acho que o senhor Valdemar Costa Neto vai reclamar e com razão", rebateu Joaquim Barbosa. O relator argumentou que Lewandowski está julgando o parlamentar de forma diferente como julgou os outros réus. "Ele não terá motivos para reclamar porque deixarei bem claras as especificações dos crimes", respondeu o revisor. "É um segundo conjunto de fatos", disse.

Ricardo Lewandowski condenou hoje o ex-presidente do PR pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.