Vanessa: Guedes estreia desorganizando nossa aliança regional

Senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) criticou o economista Paulo Guedes, cotado para ser ministro da Fazenda no governo Jair Bolsonaro; Guedes disse que o Mercosul não será prioridade da política externa da próxima gestão; de acordo com a parlamentar, "o indicado para tocar a economia do país, já estreia desorganizando nossa aliança regional e destratando aliados históricos do Brasil na América do Sul". "O que ele acha que é sinceridade é arrogância, prepotência e despreparo", disse

Vanessa: Guedes estreia desorganizando nossa aliança regional
Vanessa: Guedes estreia desorganizando nossa aliança regional (Foto: Waldemir Barreto - Agência Senado)

247 - A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) criticou o economista Paulo Guedes, cotado para ser ministro da Fazenda no governo eleito Jair Bolsonaro (PSL). Durante uma entrevista no domingo, no Rio de Janeiro, Guedes disse que a Argentina e o Mercosul "não são prioridade".

De acordo com a parlamentar, "o indicado para tocar a economia do país, já estreia desorganizando nossa aliança regional e destratando aliados históricos do Brasil na América do Sul". "O que ele acha que é sinceridade é arrogância, prepotência e despreparo", disse.

Segundo a BBC News Brasil, membros do bloco ficaram preocupados com a declaração. O diretor do mestrado de relações comerciais internacionais da Universidade Tres de Febrero (UNTREF), Félix Peña, afirmou que o assunto é "tão sério" que preferia opinar apenas se o futuro presidente, Bolsonaro, no caso, ou o futuro ministro das Relações Exteriores do Brasil falarem sobre o tema. "Que um dos países do bloco diga que não dará prioridade ao Mercosul é algo tão sério que deve ser dito pelo máximo escalão do país e das Relações Exteriores", disse Peña.

O ex-embaixador da Argentina no Brasil Juan Pablo Lohlé disse que a posição de Guedes gerou "preocupação e surpresa", mas que serviram "de alerta" para a Argentina.

Conheça a TV 247

Mais de Brasil

Ao vivo na TV 247 Youtube 247