CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasil

Zé Dirceu homenageia Ricardo Zarattini, que faleceu neste domingo

Figura importante na luta democrática e pai do deputado federal Carlos Zarattini, líder do PT na Câmara, Ricardo Zarattini faleceu neste domingo 15, em São Paulo, aos 82 anos; seu companheiro de militância, o ex-ministro José Dirceu escreveu uma homenagem; "Sua razão de ser foi a revolução e dedicou todos seus últimos anos meses e dias ao PT", lembra Dirceu; leia a íntegra

Figura importante na luta democrática e pai do deputado federal Carlos Zarattini, líder do PT na Câmara, Ricardo Zarattini faleceu neste domingo 15, em São Paulo, aos 82 anos; seu companheiro de militância, o ex-ministro José Dirceu escreveu uma homenagem; "Sua razão de ser foi a revolução e dedicou todos seus últimos anos meses e dias ao PT", lembra Dirceu; leia a íntegra (Foto: Gisele Federicce)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Figura importante na luta democrática e pai do deputado federal Carlos Zarattini, líder do PT na Câmara, Ricardo Zarattini faleceu neste domingo 15.

Seu amigo e companheiro de militância de longa data, o ex-ministro José Dirceu escreveu uma homenagem. "Sua razão de ser foi a revolução e dedicou todos seus últimos anos meses e dias ao PT", lembra Dirceu.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) foi um dos primeiros a prestar sua homenagem: "Meus sentimentos e força ao companheiro @CarlosZarattini e família pelo falecimento do grande lutador e militante Ricardo Zarattini", postou no Twitter.

Carlos Zarattini também escreveu um texto de despedida. Leia abaixo a íntegra da homenagem de Dirceu e de Zarattini, respectivamente:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Acabo de receber a noticia do falecimento do companheiro Zarattini com quem tive uma longa e grata amizade e laços políticos de luta e combate.

Conheci Zara na troca do embaixador americano quando fomos libertados mas ele já era um revolucionário de longa data fora presidente dá UEE esteve na linha de frente da luta O petróleo é nosso combateu o golpe de 64 preso em 68 torturado fugiu veio para São Paulo preso de novo em abril 69 foi barbaramente torturado de novo agora na cadeira do dragão.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em Cuba, tive o privilégio de conviver com Zara e aprender com ele sempre buscando saídas para nossa luta Militou no PCB PCBR ALN TENDÊNCIA LENI LISTA Em 74 volta para o Brasil clandestino e reinicia a luta edita jornais e busca a unidade dos revolucionários.

É preso novamente com Dario Canale militante comunista italiano que eu conhecerá na década de 60 na ALN Na Constituinte foi assessor do PT Trabalhou na assessoria do PDT e foi eleito suplente de deputado em 2003 pelo PT.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Assumiu em 2004 e fiz questão de estar presente já que me a impactará como assessor na Casa Civil. No dia de seu aniversário em 2013, fez um ato político em apoio à nos condenados na AP 470. Um desagravo e um chamado a solidariedade.

Esse era o Zara já então o VELHO como o chamávamos com respeito e reverência. Toda uma bela vida dedicada ao Brasil e ao combate ao imperialismo como ele fazia questão de destacar. Sua razão de ser foi a revolução e dedicou todos seus últimos anos meses e dias ao PT.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Eu pessoalmente não tenho palavras para expressar minha gratidão ao Zara, meu amigo e companheiro. Lembro dele em Cuba alegre sempre debatendo, estudando, escrevendo, corajoso, mas humilde.

Zara era um homem charmoso e nos envolvia com seu carinho e amizade. Polêmico, mas sempre buscando a unidade. Já sentia sua falta pela distância, agora honro sua memória continuando sua luta.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Até mais Zara, é o Zé, teu camarada de luta

José Dirceu


Adeus ao Velho Zara

Por Carlos Zarattini

"Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis.

Poucas vidas mereceram tão completamente este poema de Brecht, como a de Ricardo Zarattini, que faleceu hoje, em São Paulo, com 82 anos. Até o último momento de lucidez, discutia a situação do país, propunha iniciativas e ações a todos os que o visitavam no hospital.

Entendia profundamente a gravidade do momento do alto da experiência de quase 70 anos de militância pela soberania nacional, participou ativamente como dirigente estudantil da Campanha O Petróleo é Nosso, militou por um País mais justo e pela democracia. Preso pela ditadura militar foi banido e viveu em Cuba. De volta ao Brasil, se envolveu na luta pela reconquista da da democracia e pela anistia. Foi dirigente do Partido Comunista Brasileiro e do MR-8, na década de 80 filia-se ao PT.

Foi deputado federal durante o primeiro governo Lula. Deixa seus filhos, Carlos Alberto Zarattini, deputado federal pelo PT e Mônica Zarattini, fotógrafa, além de três netas e uma legião enorme de companheiros e companheiras que compartilharam de seus ensinamentos, de sua experiência e de sua eterna juventude para com energia lutar por um Brasil soberano e justo para a maioria do seu povo", Vereador Antonio Donato Madormo.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO