Conheça as 18 siglas políticas mais utilizadas no Brasil

Compreenda as funções de órgãos importantes da política brasileira

www.brasil247.com -
(Foto: Agência Brasil)


A política brasileira é complexa e está repleta de siglas e termos  técnicos que, muitas vezes, são desconhecidos pela população. Para  ajudar a compreender melhor o funcionamento do Estado brasileiro,  listamos as 22 siglas políticas mais utilizadas e suas respectivas  funções. 

Desde órgãos responsáveis por garantir a segurança nacional,  até aqueles que regulamentam a educação e a previdência social, este  guia é uma referência para todos os cidadãos interessados na política do  país.

  1. MP - Ministério Público: é o órgão encarregado de representar a sociedade e promover a justiça em casos de crimes e violações de direitos.
  2. TCU - Tribunal de Contas da União: é o órgão responsável por fiscalizar a gestão financeira e orçamentária dos órgãos e entidades da administração federal.
  3. STF - Supremo Tribunal Federal: é o órgão máximo do poder judiciário no Brasil, responsável por julgar questões constitucionais e casos de alta complexidade.
  4. TSE - Tribunal Superior Eleitoral: é o órgão responsável por garantir a integridade e a regularidade das eleições no Brasil.
  5. STJ - Superior Tribunal de Justiça: é o segundo grau de jurisdição no sistema judiciário brasileiro, responsável por julgar recursos e questões específicas.
  6. PGR - Procuradoria-Geral da República: é o órgão encarregado de representar o Ministério Público Federal e promover ações penais contra autoridades e políticos.
  7. PF - Polícia Federal: é a agência encarregada de proteger a segurança nacional, combater o crime organizado e investigar crimes transnacionais.
  8. MPOG - Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão: é o órgão encarregado de planejar, orçar e controlar a aplicação dos recursos públicos.
  9. TCE - Tribunal de Contas Estadual: é o órgão responsável por fiscalizar a gestão financeira e orçamentária dos órgãos e entidades da administração estadual.
  10. FUNAI - Fundação Nacional do Índio: é a entidade encarregada de proteger os direitos e a cultura dos povos indígenas no Brasil.
  11. BB - Banco do Brasil: é o maior banco estatal do Brasil, responsável por atuar na promoção do desenvolvimento econômico e social.
  12. BC - Banco Central: é o órgão responsável por regulamentar e controlar a moeda e a economia do país.
  13. ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres: é a entidade encarregada de regulamentar e fiscalizar o transporte terrestre de cargas e passageiros.
  14. ABIN - Agência Brasileira de Inteligência: é a entidade responsável por coletar, analisar e disseminar informações para a segurança nacional e a proteção dos interesses do Brasil.
  15. CEF - Caixa Econômica Federal: é o banco estatal responsável por oferecer serviços financeiros aos cidadãos, como empréstimos e programas sociais.
  16. MPT - Ministério Público do Trabalho: é o órgão encarregado de proteger os direitos dos trabalhadores e fiscalizar as condições de trabalho no Brasil.
  17. INSS - Instituto Nacional do Seguro Social: é a entidade responsável por administrar os benefícios sociais e previdenciários dos trabalhadores no Brasil.
  18. MEC - Ministério da Educação: é o órgão encarregado de planejar, regulamentar e fiscalizar a educação no Brasil.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Cortes 247