HOME > COP30

Ana Toni afirma que América Latina fortalece liderança climática global na preparação da COP30

CEO da COP30 destaca apoio regional à presidência brasileira e defende ação coordenada para mitigar impactos da crise climática no continente

Ana Toni, CEO da COP30, em reunião com Simon Stiell, secretário da UNFCCC, nesta terça-feira, 20, no Panamá (Foto: Isabela Castilho/COP30)

247 - A CEO da COP30, Ana Toni, afirmou que a América Latina tem papel estratégico na implementação de políticas globais contra a crise climática e ressaltou o amplo apoio que o Brasil vem recebendo na condução das negociações climáticas. As declarações foram feitas durante a Semana do Clima da América Latina e Caribe, que acontece no Panamá de 19 a 23 de maio, sob organização da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).

“Essa reunião é muito singular porque é na América Latina e estamos trabalhando muito juntos. Sentimos de todos os negociadores, principalmente da América Latina, um apoio imenso à COP30, presidência do Brasil e nos apoiar nessa aceleração da implementação”, disse Toni, que lidera a presidência brasileira da próxima Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas, prevista para novembro de 2025, em Belém (PA).

Segundo a executiva, os países latino-americanos têm contribuído não apenas com apoio político, mas também com exemplos práticos de adaptação e mitigação aos efeitos da mudança do clima. “A América Latina é parte da solução climática, é uma região que tem recursos naturais, tanto para energia, florestas, agricultura. Mas também sabemos que a América Latina é muito vulnerável à mudança do clima, sofrendo com secas, enchentes, ondas de calor”, alertou Toni.

A Semana do Clima no Panamá é uma etapa preparatória tanto para a próxima edição do evento no continente africano, no segundo semestre, quanto para a COP30. No encontro atual, lideranças regionais estão alinhando estratégias para acelerar a implementação dos compromissos do Acordo de Paris e outros marcos internacionais.

Um dos principais momentos da programação é o Fórum de Implementação, co-anfitriado pela presidência da COP30 nesta quarta-feira (21). O espaço será dedicado a articulações concretas entre governos, setor privado e sociedade civil. Destaque para o lançamento do chamado “mutirão dos mutirões”, um apelo global por ações coordenadas e urgentes para conter o agravamento da emergência climática.

A agenda da presidência brasileira na COP30 tem enfatizado a urgência na execução dos planos nacionais de descarbonização, a promoção da justiça climática e o protagonismo dos países em desenvolvimento na governança ambiental global. A participação ativa da América Latina, de acordo com Ana Toni, é sinal de um novo momento de cooperação regional e compromisso coletivo com o futuro do planeta.