HOME > COP30

Governo federal e Pará avançam em plano de segurança e mobilidade para a COP30

Planejamento conjunto prevê uso de mais de 10 mil agentes e frota dedicada para garantir fluidez e proteção durante conferência

Reunião de planejamento estratégico em Belém tem como objetivo garantir segurança e mobilidade aos participantes da COP30 (Foto: Vinicius Pinto/Agência Pará)

247 - Em uma reunião estratégica realizada em Belém nesta quarta-feira, 20 de agosto de 2025, a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, e o secretário extraordinário para a COP30 (SECOP), Valter Correia, reuniram representantes de órgãos de segurança pública e de mobilidade das três esferas do governo. O objetivo: alinhar as ações finais para garantir a segurança e a mobilidade durante a Cúpula dos Líderes e a COP30, marcada para novembro na capital paraense.

Ao abrir o encontro, Hana Ghassan destacou o progresso das ações realizadas e sinalizou a entrada na etapa decisiva do planejamento: “Este grupo de trabalho está bem avançado e agora chegamos na fase de definição de tomadas de decisões estratégicas. Cada um deve agir para que todas as ações necessárias sejam tomadas no tempo correto e entender qual é o seu papel neste grande evento.”

No início de agosto, o UNDSS (Departamento de Salvaguarda e Segurança da ONU) validou os planos de segurança, saúde e mobilidade desenvolvidos pelos governos federal, estadual e municipal. A inspeção avaliou minuciosamente os locais previstos para o evento, hospedagens, sistema de transporte, bem como as estruturas de saúde e segurança, garantindo que estejam em conformidade com os padrões internacionais exigidos para a COP30.

Plano integrado abrange milhares de agentes e rotas exclusivas

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado, apresentou o plano integrado que engloba a atuação de mais de 10 000 agentes e militares em locais estratégicos como o Parque da Cidade, Porto de Outeiro, BR-316 e o centro de Belém.

Na área de mobilidade, o planejamento prevê:

Operação de mais de 240 ônibus com itinerários exclusivos para acessos ao Parque da Cidade, somados à frota regular de Belém.

Cerca de 100 veículos dedicados ao transporte dos aproximadamente 5 000 participantes hospedados em navios de cruzeiro com escalas na região.

Também foram definidos bloqueios, liberações e estratégias de controle de acesso nas vias de acesso ao Parque da Cidade, incluindo barreiras de fiscalização e credenciamento para veículos governamentais e privados nas imediações da Zona Azul. O esquema abrange ainda os itinerários dos comboios de chefes de Estado, incluindo o do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Experiência acumulada garante confiança no sucesso do evento

O secretário da SECOP, Valter Correia, ressaltou a vivência do Brasil em grandes eventos internacionais — da Eco-92 à Rio+20, passando por Copas do Mundo, Jogos Olímpicos, G20 e BRICS —, e assegurou que a COP30 seguirá com o mesmo rigor e dedicação:

“O trabalho tem sido feito com afinco e determinação. Sobre segurança e mobilidade, foram realizadas mais de dez oficinas com todos os órgãos, incluindo as Forças Armadas, Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Federal, Polícia Rodoviária, ABIN, GSI, Secretaria de Estado de Segurança Pública e Prefeitura de Belém. Foi um trabalho exaustivo, que abrangeu segurança cibernética, aérea, marítima, territorial e dos pontos críticos.”