HOME > COP30

Plataforma Maloca conecta eventos virtuais à COP30 em Belém

Iniciativa da Presidência da COP30 e do PNUD oferece tradução em sete idiomas e espaço para 7,2 mil eventos sobre ações climáticas

Plataforma Maloca conecta eventos virtuais à COP30 em Belém (Foto: Divulgação )

247 - Organizações da sociedade civil, empresas e órgãos públicos de todo o mundo já podem se inscrever para participar da Maloca, a plataforma virtual oficial da COP30, que será realizada entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém (PA). A ferramenta permite o registro de eventos paralelos e transmissões online relacionadas à conferência. Segundo informações divulgadas pela Presidência da COP30 e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), responsáveis pela criação da plataforma, o pré-cadastro pode ser feito pelo site www.routetobelem.com/maloca.

Podem participar instituições que desejem ampliar o alcance de atividades já planejadas para o período da COP30, conectando-se a públicos fora de Belém, ou iniciativas independentes, realizadas em outras regiões do Brasil e do mundo, que contribuam com o debate sobre mudança do clima, sustentabilidade e transição ecológica. A proposta é transformar a Maloca em uma grande aldeia digital, aberta a trocas de conhecimento e experiências entre os diversos atores engajados na agenda ambiental.

Com funcionamento 24 horas por dia, a Maloca disponibiliza 20 ambientes virtuais, com capacidade para até 7.200 eventos, e conta com tradução simultânea em sete idiomas, feita por meio de inteligência artificial (IA). Além das transmissões ao vivo, os organizadores podem gravar suas atividades e baixar os vídeos, facilitando a difusão posterior dos conteúdos produzidos.

Outro destaque é o Macaozinho, um chatbot baseado em IA, especialmente treinado com documentos oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU). A ferramenta oferece informações atualizadas e confiáveis sobre mudanças climáticas, auxiliando usuários na preparação de debates, palestras e ações educativas.