HOME > COP30

Presidentes do Sebrae e da COP30 vão discutir papel das pequenas empresas na agenda climática

Décio Lima apresentará proposta do Dia da MPE na COP30 e defenderá inclusão dos pequenos negócios na transição verde durante encontro em Brasília

Décio Lima e André Correa do Lago (Foto: Agência Brasil | Sebrae )

247 - O presidente do Sebrae, Décio Lima, se reunirá nesta quinta-feira (15) com o embaixador André Correa do Lago, presidente da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). O encontro, que acontecerá às 12h na sede nacional do Sebrae, em Brasília, será dedicado à discussão do protagonismo das micro e pequenas empresas na agenda climática global. A informação é do próprio Sebrae.

Na ocasião, Lima apresentará oficialmente a proposta de criação do Dia da Micro e Pequena Empresa (MPE) dentro da programação da COP30, prevista para ocorrer em novembro de 2025, em Belém (PA). Além disso, entregará a Correa do Lago um documento de posicionamento institucional da entidade, que defende a inclusão ativa dos pequenos negócios nas ações de enfrentamento às mudanças climáticas.

Para o presidente do Sebrae, as MPEs são essenciais na construção de uma economia sustentável e devem estar no centro das estratégias de transição verde. “A transição verde será o grande motor do crescimento mundial nos próximos anos e os pequenos negócios têm um papel fundamental no aproveitamento dessas oportunidades para as economias dos países do Sul Global. Sem os pequenos negócios, a transição verde não se completa”, afirmou Lima.

A proposta visa inserir de forma estruturada o setor no debate climático global, garantindo espaço e visibilidade para os desafios e soluções desenvolvidas pelas micro e pequenas empresas. O Sebrae destaca que, além de representarem a maioria dos empreendimentos no Brasil e no mundo, as MPEs têm um papel estratégico na geração de empregos, no desenvolvimento local e na inovação sustentável.

Com a realização da COP30 no Brasil, a expectativa da entidade é que o evento sirva como uma plataforma para destacar o protagonismo dos pequenos negócios no enfrentamento à crise climática. O encontro entre Lima e Correa do Lago deve fortalecer o diálogo entre instituições brasileiras e os organizadores da conferência da ONU, ampliando as possibilidades de inserção das MPEs na agenda ambiental internacional.