CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Coronavirus

Estudo revela que Trump foi responsável pelo grande número de mortes pela Covid-19 nos EUA

O estudo publicado pela revista The Lancet, uma das publicações científicas de maior renome no mundo, cita "uma lista assustadora" de políticas que levaram ao aumento astronômico de mortes. Entre estes fatores estão o desmonte da saúde pública, o racismo e a desigualdade social

Donald Trump (Foto: Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A revista The Lancet, uma das mais renomadas publicações científicas do mundo, publicou um estudo que responsabiliza o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pelo alto número de mortes pela Covid-19 no país.

A avaliação é da Comissão sobre Políticas Públicas e Saúde na Era Trump da revista, um grupo formado por 33 especialistas americanos, britânicos e canadenses de diversas áreas, entre elas medicina clínica, epidemiologia, direito, economia e política.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O estudo acompanha um editorial da revista, que cita o desmonte da cobertura universal de saúde, o racismo e o aumento na desigualdade como "uma lista assustadora" de fatores que levaram à grande parte das mortes.

"O presidente [Joe] Biden deve enfrentar a pandemia de Covid-19 e suas consequências econômicas, além do legado corrosivo de Trump", diz o editorial. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O estudo constata que 40% das mais de 460 mil mortes no país poderiam ter sido evitadas caso a taxa de mortalidade fosse parecida com a de países desenvolvidos, como Japão, Canadá, França Alemanha, Itália e Reino Unido.

Também se fala sobre uma "epidemia silenciosa de vidas curtas", que atinge a população considerada "desnecessária" por falhas políticas "dolorosamente expostas e agravadas" pela administração Trump. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O desmonte da saúde pública nos EUA é uma medida neoliberal que vem desde a administração de Ronald Reagan, na década de 80. Essa ideologia, segundo os autores, também era nítida em Trump, que detraía de políticas de bem-estar social para alimentar um discurso de ódio, enquanto bilionários ficaram cada vez mais ricos. 

Um resumo foi publicado na Folha de S.Paulo.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO