Estudo revela que Trump foi responsável pelo grande número de mortes pela Covid-19 nos EUA

O estudo publicado pela revista The Lancet, uma das publicações científicas de maior renome no mundo, cita "uma lista assustadora" de políticas que levaram ao aumento astronômico de mortes. Entre estes fatores estão o desmonte da saúde pública, o racismo e a desigualdade social

Donald Trump
Donald Trump (Foto: Reuters)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - A revista The Lancet, uma das mais renomadas publicações científicas do mundo, publicou um estudo que responsabiliza o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pelo alto número de mortes pela Covid-19 no país.

A avaliação é da Comissão sobre Políticas Públicas e Saúde na Era Trump da revista, um grupo formado por 33 especialistas americanos, britânicos e canadenses de diversas áreas, entre elas medicina clínica, epidemiologia, direito, economia e política.

O estudo acompanha um editorial da revista, que cita o desmonte da cobertura universal de saúde, o racismo e o aumento na desigualdade como "uma lista assustadora" de fatores que levaram à grande parte das mortes.

"O presidente [Joe] Biden deve enfrentar a pandemia de Covid-19 e suas consequências econômicas, além do legado corrosivo de Trump", diz o editorial. 

O estudo constata que 40% das mais de 460 mil mortes no país poderiam ter sido evitadas caso a taxa de mortalidade fosse parecida com a de países desenvolvidos, como Japão, Canadá, França Alemanha, Itália e Reino Unido.

Também se fala sobre uma "epidemia silenciosa de vidas curtas", que atinge a população considerada "desnecessária" por falhas políticas "dolorosamente expostas e agravadas" pela administração Trump. 

O desmonte da saúde pública nos EUA é uma medida neoliberal que vem desde a administração de Ronald Reagan, na década de 80. Essa ideologia, segundo os autores, também era nítida em Trump, que detraía de políticas de bem-estar social para alimentar um discurso de ódio, enquanto bilionários ficaram cada vez mais ricos. 

Um resumo foi publicado na Folha de S.Paulo.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email