HOME > Coronavirus

Fiocruz: doses de vacina com IFA nacional serão entregues em outubro

A presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade Lima, fez referência à entrega das primeiras doses de vacina com Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) brasileiro ao Programa Nacional de Imunizações (PNI)

Presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima (Foto: Reprodução | MS | Reuters)

247 - A presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade Lima, afirmou que a produção do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) pela instituição começará neste mês e a expectativa é a entrega das primeiras doses ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) em outubro.

"O início da produção ocorrerá já neste mês de maio, o processo passa por muitas etapas de produção de lotes e de controle de qualidade até podermos entregar ao Programa Nacional de Imunizações as vacinas produzidas em Bio-Manguinhos, na Fiocruz", afirmou Nísia em entrevista à CNN Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, na última sexta-feira (30), a Fiocruz a produzir no Brasil o IFA da vacina de Oxford/AstraZeneca. Atualmente, a produção de imunizantes no Brasil depende da importação de IFAs, sobretudo da China.

Sobre o cronograma, a presidente da Fiocruz afirmou que os prazos estão sendo reduzidos. "O cronograma inicial que tínhamos era de 15 milhões de entregas por mês. No mês de abril, chegamos a mais de 19 milhões de vacinas entregues. O início foi difícil, mas fizemos um acordo de antecipação do IFA para compensar", disse.

Inscreva-se no canal Cortes 247 e saiba mais: