Melatonina produzida no pulmão impede infecção pelo coronavírus

Pesquisadores da USP descobriram que a melatonina produzida no pulmão impede a expressão de genes codificadores de proteínas de células. A descoberta ajuda a entender por que há pessoas não infectadas ou que estão com o vírus, mas não apresentam sintomas de coronavírus

Primeira foto do novo coronavírus feita com microscópio eletrônico por cientistas chineses
Primeira foto do novo coronavírus feita com microscópio eletrônico por cientistas chineses (Foto: Arquivo Nacional de Microrganismos Patogênicos da China)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) descobriram que a melatonina produzida no pulmão atua como uma barreira contra o coronavírus, impedindo a expressão de genes codificadores de proteínas de células como os macrófagos residentes, presentes no nariz e nos alvéolos pulmonares, e as epiteliais, que revestem os alvéolos pulmonares e são portas de entrada do vírus. Em consequência, o hormônio impossibilita a infecção dessas células pelo vírus.

A descoberta ajuda a entender por que há pessoas não infectadas ou que estão com o vírus, mas não apresentam sintomas de coronavírus. Também abre a perspectiva de uso da melatonina administrada por via nasal - em gotas ou aerossol - para impedir a evolução da doença em pacientes pré-sintomáticos, de acordo com informações publicadas pelo jornal O Estado de S.Paulo.

Será necessária a realização de vários estudos pré-clínicos e clínicos, sublinham os autores do estudo. Os resultados do trabalho, apoiado pela FAPESP, foram descritos em artigo publicado na revista Melatonin Research.

"Constatamos que a melatonina produzida pelo pulmão atua como uma 'muralha' contra o SARS-CoV-2, impedindo que o patógeno entre no epitélio, que o sistema imunológico seja ativado e que sejam produzidos anticorpos", disse à Agência FAPESP Regina Pekelmann Markus, professora do Instituto de Biociências (IB) da USP e coordenadora do projeto. "Essa ação da melatonina do pulmão também deve ocorrer com outros vírus respiratórios, como o da influenza", estima.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Cortes 247

WhatsApp Facebook Twitter Email