HOME > Coronavirus

Ministério da Saúde fecha contrato para compra de 10 milhões de doses da Sputnik V

O imunizante russo ainda não tem autorização da Anvisa para ser aplicado no Brasil. As primeiras doses devem chegar ao país em abril

Ministério da Saúde fecha contrato para compra de 10 milhões de doses da Sputnik V (Foto: Agustin Marcarian/Reuters)

247 - O Ministério da Saúde assinou nesta sexta-feira (12) um contrato para a aquisição de 10 milhões de doses da vacina russa contra Covid-19, a Sputnik V, segundo a CNN Brasil.

Segundo cronograma da pasta, 400 mil doses devem chegar ao Brasil até o final de abril, 2 milhões em maio e o restante até o fim de junho.

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, disse que aguarda que a União Química converse com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e acelere o processo de autorização de uso da vacina. "Agora, para que possamos efetivamente aplicar a Sputnik V em nossa população e realizar os pagamentos após cada entrega de doses dessa vacina, só necessitamos que a União Química providencie com a Anvisa, o quanto antes, a autorização para uso emergencial e temporário".

O imunizante ainda não tem registro da Anvisa e nem autorização de uso emergencial por parte do órgão. O gerente-geral de medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes, disse mais cedo em entrevista que o laboratório que produz a Sputnik V não havia enviado à agência uma resposta às exigências feitas pelo órgão regulador.

Governadores do Consórcio Nordeste esperam fechar um contrato nesta sexta-feira (12) para a compra de 39 milhões de doses do mesmo imunizante, em um valor mais barato do que o pago pela Saúde.

Inscreva-se no canal de cortes da TV 247 e saiba mais: