Mulheres só devem fazer mamografia antes de tomar a primeira dose de vacina ou quatro semanas após segunda

A justificativa para a recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia é o aumento dos linfonodos (órgãos de defesa) na axila

www.brasil247.com -
(Foto: Divulgação)


247 - A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) recomendou que a mamografia de rotina seja feita antes de as mulheres tomarem a primeira dose de alguma vacina contra a Covid-19 ou quatro semanas após receberem a segunda. A justificativa para a recomendação é o aumento dos linfonodos (órgãos de defesa) na axila. As informações foram publicadas pelo portal Extra.

De acordo com o presidente da SBM, Vilmar Marques, "quando a pessoa recebe uma vacina, faz uma reação local no braço, como dor e inchaço, e regional nos linfonodos, que vão aumentar de volume. Se a mulher fizer a mamografia logo depois de ser vacinada, o linfonodo aumentado vai aparecer na mamografia e o radiologista vai ter que relatar isso no laudo". "A orientação, neste caso, é repetir o exame em curto período de tempo".

Entre pessoas que receberam a vacina Moderna, por exemplo, a alteração do linfonodo axilar foi a segunda reação local mais frequente, com 11,6% dos pacientes apresentando após a primeira dose e 16% após a segunda dose. Os números foram coletados entre indivíduos na faixa etária de 18 a 64 anos e no período de cerca de dois a quatro dias após a vacina.

Inscreva-se no canal de cortes da TV 247 e saiba mais:

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Cortes 247