CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Coronavirus

Pesquisa científica no Irã é afetada por cerco dos EUA, em plena pandemia do coronavírus

A comunidade científica do Irã enfrenta uma situação crítica devido ao cerco econômico imposto pelos Estados Unidos, denunciou uma edição recente da revista Science

(Foto: Prensa Latina)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - As medidas anti-Irã minam a ciência do país persa, levam os pesquisadores à beira da falência moral e afetam os serviços de saúde, indica um artigo da revista Science. 

Desde a retomada do cerco americano por meio de sanções econômicas, a nação dos persas entrou em recessão econômica e, como consequência, os orçamentos para trabalhos científicos, a aquisição de medicamentos e os cuidados médicos diminuíram.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Pesquisadores iranianos esperam que seus colegas em todo o mundo denunciem o impacto das medidas punitivas dos EUA na República islâmica, disse Vahid Ahmadi, diretor do Instituto Nacional de Pesquisa de Política Científica de Teerã e consultor do Ministério da Ciência.

'A comunidade científica internacional deve estar ciente do problema e redobrar seus esforços para apoiar projetos colaborativos com seus colegas iranianos', disse Ali Gorji, fundador do Centro de Pesquisa em Neurociência de Teerã e de Razavi, província de Mashhad.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Devido à política coercitiva norte-americana, houve uma queda acentuada no valor da moeda iraniana e, como resultado, uma redução notável no orçamento das universidades.

Atualmente, os custos de reagentes e equipamentos são quatro vezes mais altos que as sanções anteriores, principalmente para bens e serviços adquiridos no exterior, disse Gorji.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

'Muitos projetos de pesquisa estão sob pressão real', alertou, especialmente aqueles com orçamentos fixos.

Um deles, datado de 2016, destinado a curar lesões na coluna vertebral com células-tronco, sofre de deficiências porque, com o orçamento alocado há cinco anos, hoje apenas um terço dos suprimentos planejados pode ser comprado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Oito países da União Europeia decidiram aderir ao Instrumento de Apoio às Trocas Comerciais (INTEX), promovido pela França, Alemanha e Reino Unido, para contornar o cerco dos EUA e o comércio com o Irã.

Informações da Prensa Latina

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO