Pesquisadores brasileiros desenvolvem teste rápido e 50% mais barato para identificar o coronavírus

Pesquisadores da Unicamp estão desenvolvendo de um teste rápido, que possibilita a identificação de infecção pelo novo coronavírus em apenas cinco minutos, e que custará cerca de R$ 40,00, 50% menos que os atualmente disponíveis no mercado

Diagnóstico laboratorial de casos suspeitos do novo coronavírus
Diagnóstico laboratorial de casos suspeitos do novo coronavírus (Foto: Divulgação/Josué Damacena)


247 - Um grupo de pesquisadores da Unicamp está trabalhando no desenvolvimento de um teste rápido, que possibilita a identificação de infecção pelo novo coronavírus em apenas cinco minutos, e que custará cerca de R$ 40,00, um custo 50% menor que os atualmente disponíveis no mercado. Segundo reportagem do G1, o teste, desenvolvido em parceria com a USP, deverá estar disponível em maio. 

De acordo com o professor Rodrigo Ramos Catharino, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Campinas (SP), a pesquisa envolveu a elaboração de uma espécie de "impressão digital" do novo coronavírus para que o teste fosse desenvolvido. Com isso, foi possível utilizar um programa de inteligência artificial capaz de localizar os biomarcadores que identificam o vírus responsável pela covid-19. 

O pesquisador observa que os testes em humanos deverão ser iniciados assim que o produto for aprovado pelo Comitê de Ética. Ainda segungo Catharino, “é possível fazer um número maior de testes com essa mesma tecnologia, inclusive com o SUS”. 

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Ao vivo na TV 247

Cortes 247