CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Coronavirus

'Precisamos cuidar também da depressão dos idosos', alerta médico geriatra

“Saúde mental dos idosos agora e como eles vão ser cuidados é o próximo passo da informação. Eles vão sofrer muito com depressão e falta de assistência”, alertou o geriatra Leandro Minozzo, em conversa com a TV 247. Assista

Leandro Minozzo (Foto: Reprodução | Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O médico geriatra Leandro Minozzo falou à TV 247 sobre a necessidade de cuidar da saúde mental dos idosos durante a quarentena motivada pela pandemia de coronavírus. Apesar de reforçar a importância do isolamento social, o médico recomendou que familiares entrem em contato via tecnologia ou até mesmo se encontrem com os idosos a uma distância segura.

Para Minozzo, a saúde mental dos mais velhos deve ser o próximo aspecto da quarentena  a ser pensado. “Saúde mental dos idosos agora e como eles vão ser cuidados é o próximo passo da informação. O primeiro passo a gente deu, no Brasil todo. Até agora a gente informou que é um problema sério, a partir de agora a gente vai ter que começar a informar alternativas, o que olhar, novas rotinas, porque nos próximos meses vai ser essa a tônica com os idosos. Eles vão sofrer muito com depressão e falta de assistência”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O geriatra recomendou que sejam feitas visitas ao idosos para entretê-los, mas sempre adotando as práticas de prevenção necessárias e mantendo uma distância segura para não infectá-los. “Acho importante o contato com as pessoas, que os familiares tentem através da tecnologia, ou se não tiverem tecnologia ir até ao encontro dos idosos que estão isolados, isso é um detalhe importante. Se o idoso mora em uma casa, ele coloca uma cadeira para você sentar e outra a 3 metros, longe, não tem motivo disso não acontecer. Tu pode conversar com a pessoa, não precisa manter esse isolamento total. As pessoas têm conseguido ficar em casa eu acho, mas muitas vezes vai ser necessário ter esse contato com os idosos porque se não o problema psicológico é maior”.

A esse público de risco, o médico receitou que procurem alguma tarefa para ocupar os dias de quarentena. “Idoso tem que ter alguma ocupação, precisa ter isso, faz parte da vida. O que ajuda muito os idosos a superar a depressão ou não entrar em depressão é eles se sentirem úteis de alguma maneira ajudando os outros. É interessante o familiar e o idoso perceberem isso”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Inscreva-se na TV 247 e assista à entrevista na íntegra:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO