HOME > Coronavirus

Primeiro lote piloto 100% brasileiro da Sputnik V é produzido no DF

Mesmo sem o uso emergencial aprovado, a vacina russa consta no cronograma de imunização divulgado pelo Ministério da Saúde

Frasco da vacina Sputnik V em Moscou, na Rússia (Foto: Shamil Zhumatov/Reuters)

247 - A União Química, empresa responsável pela produção da vacina Sputnik V no Brasil, apresentou, nesta terça-feira, 30, o primeiro lote do imunizante russo produzido 100% no Brasil, segundo a companhia.

O Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), principal substância da vacina, foi produzido no Distrito Federal, na Biotecnologia, instalada no Polo JK, na região de Santa Maria. O processo de produção também ocorre em São Paulo, na unidade Inovat.

Na sexta-feira, 26, a União Química encaminhou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o segundo pedido de uso emergencial da Sputnik V no Brasil. O primeiro pedido, de janeiro, não foi analisado por pendências na documentação.

Segundo a Anvisa, a União Química não encaminhou o pedido de inspeção no laboratório instalado no DF.

Mesmo sem o uso emergencial aprovado, a vacina russa consta no cronograma de imunização divulgado pelo Ministério da Saúde. São 10 milhões de doses incluídas no calendário de vacinação até final de junho, sendo que as primeiras 400 mil estavam previstas para chegar até esta quarta-feira, 31.

O início da vacinação com a Sputnik V será feito com lote importado da Rússia.

Inscreva-se no canal Cortes 247 e saiba mais: