"Quem deixa de usar máscara não é corajoso, é um sacana", diz Gonzalo Vecina, professor de Saúde Pública da USP

“Você está sendo colocado em risco quando você está conversando com uma pessoa que está sem máscara”, explicou o médico à TV 247. Assista

Gonzalo Vecina Neto
Gonzalo Vecina Neto (Foto: Felipe L. Gonçalves/|Brasil247 | Ricardo Moraes/Reuters)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - O médico e professor da Faculdade de Saúde Pública da USP Gonzalo Vecina Neto afirmou à TV 247, em meio à segunda onda de Covid-19 no Brasil, que quem deixa de usar máscara de proteção não se mostra corajoso, e sim alguém despreocupado em cuidar daqueles que estão ao seu redor.

A Covid-19, de acordo com o especialista, “é uma doença de transmissão respiratória. Quando a gente fala, tosse, espirra, saem gotículas. Nas gotículas tem vírus. Se você respirar pela boca ou pelo nariz ou mesmo estiver sem óculos e atravessar um aerossol e as gotículas entrarem no seu olho, você tem grande probabilidade de ter a doença”.

Dito isso, Vecina esclareceu que as gotículas infectadas são capazes de passar pela máscara quando seu portador respira. Assim, ela é eficaz para prevenir que o contaminado com o coronavírus prejudique outras pessoas, mas não que os saudáveis se previnam do infectado sem máscara. “A máscara retém gotículas e diminui a formação de aerossóis. Quando você respira, as gotículas podem passar. Então a máscara não protege você, protege o próximo de você. Quem não usa a máscara não é corajoso, é um sacana que está prejudicando as pessoas de quem ele está próximo. Por isso que a gente tem que ficar bravo com quem não usa máscara, porque você está sendo colocado em risco quando você está conversando com uma pessoa que está sem máscara”.

Inscreva-se na TV 247, seja membro e compartilhe:

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247