HOME > CPI Covid

Nise Yamaguchi admite que discutiu "tratamento precoce" na presidência

“Nunca tive encontros privados com o doutor, com o presidente Bolsonaro, mas tive um almoço com diversos integrantes (do governo). Eu conversei sobre a importância desse ‘tratamento precoce’ inicial”, afirmou a médica Nise Yamaguchi à CPI da Covid

Nise Hitomi Yamaguchi (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

247 - A médica Nise Yamaguchi admitiu em seu depoimento à CPI da Covid ter conversado sobre a utilização do tratamento precoce – que utiliza medicamentos sem eficácia científica comprovada contra a Covid-19 - durante um almoço realizado na Presidência.  Ela, porém, negou a existência de um “gabinete paralelo” que orientaria Jair Bolsonaro na questão do enfrentamento à pandemia.

“Nesse mesmo dia em que tive um almoço na Presidência da República com diversas pessoas –nunca tive encontros privados com o doutor, com o presidente Bolsonaro – mas tive um almoço com diversos integrantes. Eu conversei sobre a importância desse ‘tratamento precoce’ inicial”, afirmou. 

Ela também negou a existência de um gabinete paralelo de aconselhamento. "Desconheço um gabinete paralelo. Sou colaboradora eventual. Participo como médica, cientista, sou chamada para opinar em reuniões técnicas”, disse. “

"Não participo de gabinete paralelo. O governo é um só. Conversei com técnicos sobre dosagem da cloroquina. Foi feito dentro de um ambiente técnico no Ministério da Saúde e fui muito bem recebida”, completou mais à frente. 

Acompanhe ao vivo a CPI na TV 247: