CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Cultura

A música brasileira que o Brasil não conhece (parte 3)

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Não é de hoje que os brasileiros são reconhecidos no mundo inteiro pela capacidade criativa e pela diversidade e qualidade musical. Nesse contexto, o violão, até pela difusão da Bossa Nova pelo mundo, tornou-se um instrumento que muito referencia a nossa música. Muitos estilos e dedilhados já foram inventados e reinventados. Porém, o violão percussivo do potiguar Arleno Farias desconstrói todas as regras aprendidas sobre o instrumento.

Nascido em São Rafael-RN e filho do poeta repentista e forrozeiro Arnaldo Farias, Arleno iniciou cedo seu contato com a música, ouvindo o som da viola do pai, que viria a ter grande influência nas suas composições.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Como qualquer adolescente “normal”, recheado de rebeldia e vontade de mudar o mundo, o garoto teve como trilha sonora de sua puberdade os grandes clássicos do rock, canalizando sua energia nos solos de guitarra que escutava. Nasceu, dessa forma, a música que rompeu com os padrões e conquistou pela inovação e o perseguido desejo de “tocar diferente”.

Dominando o violão com facilidade, Arleno criou uma técnica a qual chamou de “violão percussivo”, onde consegue, nas seis cordas do instrumento, emitir sons simultâneos que nos dão a forte sensação de que há uma banda inteira tocando com ele. Mas a técnica inovadora e afiada seria apenas uma das armas do artista.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Dono de uma voz grave, bonita e afinada, Arleno interpreta suas canções com um amor singular. Canta como que por paixão. E compõe como quem pinta.

Cada verso, cada arranjo, cada linha melódica conta um pouco da sua história, trazendo para o universo da música nordestina, a base de seu trabalho, ritmos como rap, trance, reggae e rock. “Nada em estado puro, sempre na base da mistura”, como ele costuma dizer.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Com o lançamento do seu primeiro disco de forma independente, em 1998 – Atlântida do Sertão –, ganhou popularidade em Natal, onde já estava residindo, passando a receber incentivos para se mudar para São Paulo, o que se concretizou no ano de 2000. Porém, seu primeiro sucesso com o grande público aconteceu em 2002, com a música Bicho do Mato, na trilha sonora da novela Esperança – Rede Globo, do renomado autor Be¬nedito Ruy Barbosa. Em 2006, participa novamente da trilha sonora de uma novela, desta vez, Sinhá Moça, com a música Mistérios da Vida.

Graças a discos como Receita de Poesia (Indie Records) e ForróMPB (independente) no qual misturou os dois gêneros, ganhou fãs no meio do forró universitário e entre apreciadores de MPB. Em Estúdio Ao Vivo (independente), seu quarto disco, mostrou no formato violão e voz sua habilidade e originalidade com o instrumento. Em seu DVD "O Dia Que Passou Por Nós" (independente), gravado no respeitadíssimo palco do SESC Pompéia (São Paulo – SP), também lançado em CD com o título "Mandacaru Rock", contou com a participação especial de artistas como Chico César, Fernando Nunes (Zeca Baleiro), Simone Soul (Mutantes), Osvaldinho do Acordeon, Tato (Falamansa), Roberto Pinheiro (Trio Virgulino) e Arnaldo Farias, dentre outros, comprovando sua versatilidade de estilos musicais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Residindo atualmente em Belo Horizonte-MG, Arleno conquista de forma consistente seu espaço enquanto fazedor de boa música. Seus discos são facilmente cantáveis e agradam sem necessidade de explicação cult. Algo cada vez mais raro na música que vem sendo produzida no Brasil nos últimos anos.

Para saber mais sobre o artista acesse http://www.myspace.com/arlenofarias.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Segue Arleno Farias cantando Lua Cheia:

http://www.youtube.com/watch?v=l8jF6j_Sdls&feature=related

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Literalmente, Batendo no Violão:

http://www.youtube.com/watch?v=UMTY1UMVTQY

Khalil Gibran é cantor, compositor e produtor cultural.

www.twitter.com/khalilgoch

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO