HOME > Cultura

A origem da suástica, segundo Charles Chaplin

Sequncia em que o diretor britnico faz pardia com o surgimento do smbolo nazista no entrou no clssico O Grande Ditador, mas os fotogramas foram encontrados esta semana na Itlia

247 - O jornal espanhol El Pais divulgou neste domingo 10 com exclusividade a imagem de um dos fotografamas encontrados nos arquivos da filmoteca da Bolonha, na Itália. Os trechos de filme são inéditos e fazem parte do clássico de Charles Chaplin, “O Grande Ditador”, de 1940. Até então se sabia que o diretor inglês escrevera um roteiro em que representava o surgimento da suástica nazista durante uma conversa de bêbados em uma taberna alemã. O que só se ficou sabendo nesta semana é que este roteiro fora filmado em 1938 com os mesmos atores que atuam no clássico. Isto só veio à tona agora, quando os fotogramas foram localizados e divulgados.

A imagem mostra um plano geral montado na Taberna Beer Garden e a câmera enfoca os três homens fortes do governo alemão nazista bebendo cerveja e se embriagando enquanto traçam os planos para o futuro do terceiro reich. Hynkel está sentado em cima de um barril de chopp e gesticulando em direção ao amigo Herring, que será o seu ministro da Guerra, e Garbitsch, futuro titular da pasta da Propaganda. De repente, Hinkel se levanta. E a câmera foca a marca deixada por sua caneca de chopp na madeira do barril. Bêbado, ele olha para o sinal e diz, entusiasmado: “Que bonita imagem para representar o meu império!”. Esta cena que representa o surgimento da suástica nazista não aparece na versão definitiva do filme, produzido entre os anos de 1937 e 1940 e que possuiu 45 versões distintas, com muitos cortes e montagens.