Anos dourados pela lente de Jean Manzon
Imagens captadas na década de 1940 pelo consagrado fotógrafo da revista O Cruzeiro estão reunidas em exposição inédita em São Paulo
Natália Rangel_247 – Um glamouroso retrato em branco e preto da moda e da política no Brasil nos anos 1940 e 1950 está exposto na recém-inaugurada galeria paulista FASS. A exposição chama-se Aparência e Realidade e todo o material é de autoria do consagrado fotojornalista francê Jean Manzon (1915-1990), que desembarcou no País para trabalhar no Departamento de Imprensa e Propaganda do governo Getúlio Vargas. As 50 imagens, boa parte delas inédita, foram produzidas para a revista O Cruzeiro e Manchete.
Manzon ficou conhecido por seus retratos de celebridades, como Carmem Miranda e Odete Lara, e era também o fotógrafo preferido do então presidente Getúlio Vargas. Integram ainda a mostra a cobertura de Manzon dos luxuosos desfiles que aconteciam no Copacabana Palace aos quais ele ia a convite de Assis Chateaubriand. O glamour e a ingenuidade dos anos dourados são registrados nas lentes de Manzon. Uma vertente política surge na série produzida sob encomenda à convite do então presidente Juscelino Kubitschek: trata-se da sequência feita sobre a construção de Brasília.
Serviço: FASS inaugura galeria na Vila Madalena com exposição inédita de Jean Manzon. Abertura: 28 de abril de 2011, às 20h – até 28 de junho de 2011
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: